AELO-TAP Discute Novo Cálculo do IPTU e Preocupações com Aumento de Valores


A Associação das Empresas de Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (AELO-TAP) realizou hoje uma reunião para discussão das alterações no cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cuja base passa a ser feita a partir do valor venal do imóvel, levando em conta fatores como área construída, localização, topografia, idade aparente, entre outros. A apresentação foi feita pelo consultor Fernando Castela, responsável pelo novo estudo na cidade.
O objetivo foi compreender as alterações válidas a partir deste ano, que preveem um aumento no valor do IPTU devido ao novo formato de cálculo.
Durante a reunião, representantes das entidades participantes manifestaram preocupação e sugeriram a criação de uma comissão para analisar e propor alterações que atendam de forma justa a todos os envolvidos.
Entre as entidades presentes estavam: UNEDI, Sindicato Rural, Ação Moradia, OAB Uberlândia, Secovi, ACIUB, Sinduscon, Ademi, Cartório de 1º Ofício de Notas, CDL Uberlândia, Clube Caça e Pesca Itororó Uberlândia e CMT – Conselho de Maçons do Triângulo.
A AELO-TAP reforça a importância do diálogo conjunto para buscar soluções eficazes e equitativas.

