Você sabe qual é a sua função no empreendedorismo e inovação?

Há alguns anos tive o prazer de me encontrar com Gifford Pinchot, um estudioso e mestre em empreendedorismo e inovação.
Naquela época, compreendi perfeitamente a sua tese e encontrei respostas às minhas questões sobre algumas razões pelas quais o Brasil não consegue se firmar e evoluir no Ranking Global de Competitividade (62ª posição) e Inovação (50ª posição).
Cada um deve assumir o seu papel e ter atitudes proativas, a fim de influenciar o ecossistema que está inserido, visando acelerar, transformar e proporcionar um ambiente propício para empreender e inovar.
Pinchot propõe a seguinte configuração para que o empreendedorismo e inovação aconteçam de forma sustentável, fluida e perene:

Formadores de ambiente
Este grupo de pessoas é fundamental para que o empreendedorismo e inovação se manifestem. O ambiente influencia positivamente ou negativamente na motivação, mentalidade e iniciativas daqueles que compõem as organizações.
O ambiente deve ser aberto, transparente, incentivador, colaborativo, não punitivo aos erros, meritocrático e receptivo a contribuições e ideias novas.
Os líderes devem exercer uma vigilância contínua para que o ambiente não perca a sua essência e suas características fundamentais para a promoção da cultura. Geralmente, este grupo é composto pelos ocupantes de cargos com hierarquia mais elevada e com maior autoridade e responsabilidade.
Pessoas com ideias
Tenho ouvido muitos afirmarem que ideias não valem nada. Que todos têm ideias. Eu não concordo totalmente com isto. Em minha experiência, encontrei pessoas que realmente são diferenciadas e geradoras de ideias com muita facilidade e qualidade. Pessoas com boas ideias podem mudar o mundo! Elas não podem ser inibidas ou criticadas.
Os formadores de opinião devem dar a estas pessoas a liberdade de se expressarem. Geralmente, as pessoas com ideias são mais introspectivas. Os extrovertidos precisam deixar que elas se manifestem.
Para que estas pessoas com ideias sejam mais ouvidas, os formadores de ambiente devem criar políticas, métodos, processos e ferramentas para o registro, avaliação, implantação e reconhecimento das ideias.
Intra-empreendedores
Os intra-empreendedores têm a capacidade de identificar, mapear, analisar, acreditar, planejar, negociar recursos e gerenciar a implantação das novas ideias. Estes possuem uma boa comunicação, habilidade de negociação, conhecimento do ambiente interno, interação com decisores, clientes, mercado e ambiente externo. Eles são aqueles que fazem acontecer e promovem mudanças com novas soluções.
Equipe intra-empreendedora
Vários intra-empreendedores têm a capacidade de se unirem para a promoção do empreendedorismo e inovação. Não se faz nada de grande sozinho.
A equipe possui disciplina, prazos, critérios, incentivos, recursos e ambiente propício para a execução de atividades e tarefas para tornar o novo realizável.
A equipe acompanha os resultados e promove as correções necessárias. Os membros da equipe dominam cada fase da execução e se aprofundam nos requisitos do projeto.
Patrocinadores
Os patrocinadores são os investidores. São aqueles que determinam e aprovam os recursos necessários para que o empreendedorismo e inovação aconteçam.
Os patrocinadores podem usar recursos próprios ou de terceiros. Podem acessar os incentivos do governo ou um grupo de investidores que gerenciam fundos diversos para determinada tese.
Os patrocinadores têm o papel estratégico, pois aprovam o início, a manutenção ou o encerramento dos projetos de empreendedorismo e inovação.
E você? Conseguiu se identificar com algum grupo que promove o empreendedorismo e inovação em sua organização?
Organizações fortes, transformam o ecossistema, que por sua vez transformam as cidades. Portanto, vale a pena exercer a sua autoridade e responsabilidade, contribuindo para que o Brasil continue evoluindo e melhorando a sua posição no Ranking Global de Competitividade e Inovação, como consequência trazer a modernidade, mais empregos, maior desenvolvimento e crescimento sustentável de nossas cidades.
José Mauro Floriano é Corretor e Avaliador Imobiliário. MBA Gestão Empresarial. Especialista em Gestão Empresarial e Investimentos em Negócios Inovadores.
