BMP lança Banco do Futuro, plataforma de serviços de banking regionalizados

Os bancos e todos os serviços relacionados serão turbinados por dados em nuvem, que serão armazenados e estarão disponíveis para qualquer indivíduo. Seu compartilhamento será fácil e rápido contribuindo para análises e ofertas de produtos e serviços de forma muito mais assertiva do que hoje em dia.
As transações serão mais rápidas e seguras em blockchain e um ambiente de armazenamento contemplará todos os dados de uma pessoa: sua vida financeira, saúde, compromissos, família, comportamento e hábitos de consumo, identidade digital, planos futuros, tudo será analisado de forma muito mais precisa e com alto nível de segurança.
Certos de que a relação dos clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, com produtos e serviços bancários mudará nos próximos anos, a BMP, hub de serviços financeiros, acaba de lançar a plataforma Banco do Futuro. Considerando que empresas e indivíduos possuem capital disponível para diversas estruturas de securitização e investimentos em renda fixa em grandes bancos, o objetivo é gerar mecanismos que levem estes recursos ao mercado por meio da oferta de produtos e serviços bancários em estruturas que não participam do ambiente regulatório bancário, ou que não possuem a tecnologia necessária para fazer as operações fluírem.
Assim, a plataforma vai possibilitar que tais estruturas ofereçam aos seus clientes produtos e serviços bancários como contas digitais e crédito para pessoas físicas e jurídicas com uma estrutura tecnológica e regulatória adequada. Para os empresários de cada região, a iniciativa
é benéfica pois permite atrair e fidelizar novos clientes e ainda movimentar toda a economia local, ofertando novas linhas de crédito e um ambiente bancário com contas digitais direcionadas para o comércio, a indústria, o agronegócio e pessoas físicas de suas regiões.
Cada produto bancário pode ser utilizado na construção de novos relacionamentos e negócios, como no caso da conta digital Escrow, que pode ser utilizada no controle de garantias de uma operação de capital de giro com duplicatas ou recebíveis de cartões, e na oferta de financiamento de veículos, máquinas e equipamentos que hoje estão nas mãos de instituições financeiras tradicionais.
Por meio da plataforma Banco do Futuro, a BMP é capaz de criar mecanismos para levar recursos ao mercado com produtos bancários que podem ser ofertados inclusive por varejistas, indústrias, factorings, securitizadoras e FIDCs que através do Banco do Futuro terão acesso a uma estrutura tecnológica e regulatória adequada. Segundo Carlos Eduardo Benitez, CEO da BMP, a ferramenta traz ao mercado de crédito a possibilidade de oferta de produtos e serviços por estruturas de securitização regionalizadas muito mais próximas de seus clientes, com uma gestão de risco descentralizada, facilitando a adequação de cada
estrutura ao risco que pretende correr.
Desta forma, o Banco do Futuro passa a ser um modelo de incentivo à oferta de crédito e ao aumento do poder de compra e gestão bancária para pessoas e empresas, movimentando de forma dinâmica um mercado consolidado, mas muito concentrado. “A plataforma cria canais de distribuição de crédito que hoje os grandes bancos, pelo seu tamanho, não conseguem atender de forma eficiente.
“Somos uma estrutura robusta, com a segurança necessária que um banco deve ter para se perpetuar no mercado e garantir que as regiões atendidas passem a ter um melhor acesso ao crédito e aos ambientes transacionais de uma conta digital. Nosso papel é trazer inteligência para quem quer entrar no mercado bancário”, diz Benitez.

FINTECH BRASILEIRA BMP SAI NA FRENTE
Com estrutura preparada para um novo mercado digital, a empresa acredita na inovação como consequência da oferta de produtos e serviços bancários
Atuando desde 2009, a BMP utiliza a criatividade para inovar em um novo mundo digital. Com uma estrutura voltada para a prestação de serviços financeiros com foco em soluções de crédito para o atacado e varejo dispõe de uma plataforma digital de múltiplos acessos, e atua como braço financeiro de diversas cadeias produtivas como um “banco de montadora”, podendo apresentar produtos financeiros totalmente parametrizados para cada cliente. O modelo de negócio se caracteriza pela disponibilidade modular de todo um “core” bancário como uma plataforma completa de BAAS –(Bank-as-a-service), negócios antes operados somente por Bancos, poderão ser oferecidos por estruturas produtivas que não atuam sob as regras do Banco Central.
A BMP quer ser o braço financeiro de diversas cadeias produtivas, podendo apresentar produtos financeiros totalmente parametrizados para cada cliente. “Nosso negócio atuará como um banco de montadora de veículos, que existe para financiar produtos de sua marca. Nós estaremos focados em apresentar ao cliente o que ele precisa, assim não estaremos modificando a forma como os bancos atuam e sim modificaremos a maneira como
o sistema financeiro se relaciona com seus clientes”, diz Carlos Eduardo Benitez.
“Nosso negócio atuará como um banco de montadora de veículos, que existe para financiar produtos de sua marca. Nós estaremos focados em apresentar ao cliente o que ele precisa, assim não estaremos modificando a forma como os bancos atuam e sim modificaremos a maneira como o sistema financeiro se relaciona com seus clientes”, diz Carlos Eduardo Benitez.
O mercado financeiro está acostumado a oferecer ao cliente os produtos no formato que foram desenvolvidos, assim um caminhoneiro recebe a oferta de um produto igual ao analista contábil de uma empresa, o que vamos fazer é oferecer para cada um o que eles querem e precisam. Apresentaremos ao mercado uma grande expertise em desenvolvimento de produtos financeiros dedicados à atender a necessidade do usuário final.
Carlos Eduardo Benitez construiu uma fintech de sucesso, que ajuda outras empresas a se desenvolverem. Carlos Eduardo Benitez é CEO da BMP. É um empreendedor que acumula vasta experiência no mercado de crédito. Após um início de carreira trabalhando como executivo do mercado financeiro, atuando no Banco Mercantil de São Paulo, Credit Lyonnais, Banco Safra e Cotia Trading, em 1999 decidiu empreender no mundo da internet. Desde
então está envolvido com o mercado de tecnologia financeira, quando lançou no Brasil a primeira plataforma online de financiamento de veículos, a Credicarro.com.br .
Em 2009 fundou a BMP Money Plus, instituição referência no mercado financeiro digital com processamento de operações de crédito para suas próprias plataformas, para diversas fintechs, e para os maiores marketplaces do mercado.
Desenvolveu um sistema híbrido de operação end-to-end atendendo toda a demanda de uma cadeia de produção, demonstrando que a tecnologia somente funciona se houver a “inteligência do negócio envolvida”. Em 2018 teve uma de suas plataformas, poupcar.com.br escolhida pelo maior evento mundial de tecnologia financeira do mundo, a MONEY 20/20, como iniciativa de referência no segmento.