Veja dicas de etiqueta sobre como agir em festas da empresa

“O evento é uma extensão do trabalho e é necessário ter autocontrole e beber socialmente”
Por Amanda Mirelly
Fotos Arquivo Pessoal | Divulgação
As orientações de etiqueta se adequam a vários tipos de ambientes e eventos pra conferir às pessoas uma postura e comportamento mais adequados e um nível de convivência agradável. O composto das normas de etiqueta corporativa assegura bons relacionamentos, mostrando o domínio da educação e diplomacia. Durante as festas de final de ano não seria diferente. É um momento que, ao mesmo tempo em que se apresenta informal e descontraído, é um evento profissional e precisa ser tratado como tal.
- Não exagere na bebida
Tenha prudência ao beber e conheça os seus limites. Não é interessante misturar bebidas, dar vexame e deixar uma imagem negativa frente aos colegas de trabalho. O evento é uma extensão do trabalho e é necessário ter autocontrole e beber socialmente.
- Atenção ao dress code
Roupas extravagantes, decotes profundos, saias, shorts ou vestidos muito curtos não
combinam com festas corporativas. Atente-se ao cumprimento de sua roupa, seja discreta e evite peças que possam causar algum constrangimento.
- Diversão com moderação
Danças inapropriadas, sensuais e muito chamativas devem ser evitadas. As pessoas
observam, comentam e o objetivo não é ser o assunto da festa. Lembre-se do seu emprego e reputação.

- Networking
Nas confraternizações temos a oportunidade de conhecer novas pessoas, gerar conexões e abrir novas portas. O primeiro passo para isso é se apresentar, cumprimente as pessoas e seja lembrado por ser uma pessoa sociável e que lida bem com as pessoas.
- Evite polêmicas desnecessárias
Temas polêmicos geram desconforto, muitos não sabem como manejar os discursos e acabam causando confusões e desrespeitando os outros. Não instigue polêmicas e fique longe de quem insiste em cultivar estes assuntos. As festas de confraternização comemoram as conquistas e resultados, promovem encontros entre os colaboradores e trocas de experiências. É uma excelente oportunidade de fazer networking, deixar uma boa impressão, mostrar que você agrega e participa dos eventos da empresa. Portanto, faça um esforço, compareça, mesmo que por pouco tempo, e preste muita atenção quanto ao seu comportamento.
Amanda Mirelly é consultora em comportamento, etiqueta e postura. Formada em Business and Social Etiquette pela Beaumont Etiquette e Certificada pela The British School of Etiquette. Seu perfil nas redes sociais soma mais de 1,4MM de seguidores ávidos por conhecimento e interessados em desenvolver habilidades que transformam, levam confiança, segurança e autoestima. Instagram @ladyamandamirelly | Contato: ladyamandamirelly@gmail.com