Hub Imagem & Estilo: saiba mais sobre investimento na imagem pessoal

“A construção da imagem pessoal faz parte de um processo de autoconhecimento”
Por Samantha Godoy
Fotos Mauro Marques | Divulgação
Você já escutou a máxima: “A primeira impressão é a que fica?”. Estudos comprovam que em três segundos já formamos uma impressão sobre as pessoas. Em um piscar de olhos, o cérebro guarda imagens difíceis de apagar posteriormente. Se a conclusão estará correta ou errada, apenas o tempo dirá. Por isso é tão importante transmitir uma imagem de sucesso na sua marca pessoal.
Você pode não ter outra oportunidade para reverter a “primeira impressão”. A primeira impressão é constituída por três pilares da comunicação pessoal: comunicação visual, verbal e vocal. A comunicação verbal, ou seja, suas palavras, representam 7% da primeira impressão. A comunicação vocal, seu tom de voz, entonação, ritmo, velocidade, representa 38%. Já a comunicação visual representa 55% da primeira impressão.

Isso acontece porque nós, seres humanos, somos muito mais impactados pelo visual do
que pela fala ou pela linguagem corporal. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo.
É normal as pessoas “julgarem” umas às outras com base nessas informações, ainda que de forma inconsciente. Sua imagem pessoal diz muito sobre quem você é e como se comporta. Ela é responsável por abrir portas e gerar oportunidades. Vale ressaltar que no momento em que me refiro à imagem pessoal não estou me referindo à moda e tendências.

A construção da imagem pessoal faz parte de um processo de autoconhecimento, no qual é imprescindível sabermos quem somos, quais os nossos valores, princípios, costumes, nossa essência.
A nossa imagem tem uma história, uma bagagem e começa por dentro, pela nossa essência. Você precisa SER para VESTIR. Compreender a si mesmo em todas as dimensões (atributos físicos, personalidade, estilo, cores de essência, objetivos profissionais) é a chave para construir uma imagem autêntica e que transmita credibilidade.
Respeitando sua essência e seu estilo pessoal é possível imprimir credibilidade à sua imagem e ter segurança na tomada de decisões. Nossa imagem fala e tudo nela comunica. Através das vestimentas podemos representar nossas preferências, sentimentos, nossa identidade.

A forma como você se comporta nos lugares, como se comunica e sua aparência são fatores decisivos para um negócio fechado ou um cliente perdido. Portanto, investir na sua imagem pessoal é um fator decisivo para você prosperar nos negócios e na vida pessoal.
- Samantha Godoy é Consultora de Estilo Hub Negócios