Comprar ou alugar um imóvel?

“A melhoria da qualidade de vida não envolve necessariamente comprar ou alugar um imóvel”
Por Rosane Viola
Fotos Divulgação
Você não consegue decidir se realiza o sonho da casa própria ou continua morando de aluguel? Por isso eu escrevi esse artigo especialmente pra você. Quantas e quantas vezes você já travou sem saber que direção tomar quando o assunto é investir ou poupar o seu dinheiro.
As opções surgem como enxurrada e arrastam atrás de si uma quantidade assombrosa de questões que só os especialistas conseguem tirar de letra. Por isso, estou aqui para ajudar você a analisar com mais clareza uma situação que aflige grande parte das famílias brasileiras. Geralmente, quando sobra algum dinheiro, as pessoas se voltam para a questão da moradia. E aí surge a dúvida cruel.
O que fazer para investir bem o meu dinheiro: comprar um imóvel ou morar de aluguel? Neste momento, é chegada a hora de buscar informações precisas e atualizadas. Por quê? Porque a escolha deve levar em consideração diversos fatores. E é aqui que mora o perigo.

Especialistas explicam que nem todos os fatores envolvidos são mensuráveis na ponta do lápis. Ou seja, você pode, se quiser, morrer de fazer contas e assim mesmo tomar uma
decisão equivocada, caso o seu fundamento seja baseado apenas em números. Muito além dos cálculos existem os fatores que não são possíveis de quantificar, como por exemplo, o perfil do investidor (o seu perfil quando lida com dinheiro) e até mesmo o quanto uma família deseja possuir a casa própria.
Vamos tentar responder algumas perguntas básicas que irão te ajudar na compreensão do que é comprar ou alugar um imóvel. Primeira questão importante a ser analisada e respondida com segurança: a sua família cultiva o sonho da casa própria? Este é um objetivo relevante na vida de vocês?
A família acredita que possuir um imóvel próprio vai trazer e garantir mais qualidade de vida? Raciocinar sobre isso com consciência e precisão faz toda a diferença na hora de comprar a casa própria ou optar pelo aluguel. Veja que são questões de ordem pessoal, emocional e que escapam totalmente ao controle de cálculos e números.
A melhoria da qualidade de vida não envolve necessariamente comprar ou alugar um
imóvel. O local em que você mora afeta muito mais a sua vida, tipo o bairro, se ele é amigável, se possui os serviços que a família necessita e isso independe se o imóvel é seu ou não. Então, o que deve ser avaliado antes de fazer a opção pela compra ou aluguel de um imóvel? Em tudo na vida existem vantagens e desvantagens. A própria vida é por natureza uma faca de dois gumes. Mas, é claro que os riscos podem ser minimizados se
as decisões forem tomadas com ponderação e cautela. Quais são as vantagens de alugar um imóvel? Podemos pensar com cuidado e descobrir os pontos positivos e negativos desta opção.

Vamos raciocinar juntos. A primeira vantagem é a mobilidade. Um inquilino consegue mudar de endereço com muito mais agilidade e menos burocracia que um proprietário. Mas o aluguel também possui pontos negativos, como por exemplo, quando o dono do imóvel decide encerrar o contrato de locação antes do previsto. Imaginese feliz na sua casa alugada, naquele maravilhoso bairro onde se encontra a escola dos seus filhos.
E de repente, sem motivo algum, o proprietário pede a casa de volta. Isso sim é um transtorno na vida da família. Você percebeu agora como esses fatores são “não-financeiros”.
Podemos imaginar então como seria a compra de um imóvel financiado. E como seria vantajoso contratar um financiamento para realização do sonho da casa própria. Para fazer a opção pelo financiamento imobiliário é necessário verificar quatro condições: a família tem certeza de que o imóvel comprado é aquele em que vai ficar boa parte da vida? A parcela do financiamento não foge muito do que a família pagaria em um imóvel alugado? A qualidade de vida que o imóvel vai proporcionar é aquela desejada pela família? A família deseja possuir um imóvel próprio?
Se a resposta for um sonoro “sim” para a maior parte das questões acima, então a compra de um imóvel pode valer muito a pena. Comprando um imóvel à vista ou financiado, finalmente a família terá uma casa pra chamar de sua. Porém, as desvantagens também existem e devem ser analisadas.
No caso, os especialistas citam o alto custo dos juros bancários. Quando você contrata o financiamento com um banco, você também está alugando. Só que você está alugando o dinheiro do banco, e quando você aluga o dinheiro do banco, ele pode custar caro. Depende da forma como você contrata esse empréstimo. Você gostou do assunto? Em breve, trarei mais dicas esclarecedoras sobre mercado imobiliário e direito imobiliário.
- Rosane Viola é jornalista e advogada