Granja Marileusa: as condições que tornam único o primeiro bairro planejado de Uberlândia

Publieditorial
Fotos Divulgação
O bairro Granja Marileusa consolidou-se em Uberlândia em 2013 e nove anos depois segue como o único bairro planejado e polo tecnológico na terceira maior cidade de Minas Gerais, a 11ª em ecossistema de inovação do Brasil. Esse berço 100% uberlandense, com raízes lá em Portugal, é pioneira nesta modalidade de bairro onde as pessoas têm tudo que precisam para morar, trabalhar e se desenvolver, assim como se desenvolvem as empresas que fazem com que o bairro seja desejado e reconhecido na zona leste uberlandense, já escolhido por 1.800 moradores e 12 mil trabalhadores.
Espaços públicos como as pistas de caminhada, o Parque Bike e a quadra de beach tennis proporcionam a interação entre as pessoas por meio do esporte. E o Espaço Ciranda, onde acontecem eventos como o Granja na Rua, proporciona momentos de lazer e interação social para quem mora, trabalha e visita o bairro.
“O Granja Marileusa vem de um master plan sofisticado e inteligente, com um planejamento urbano pensado em mobilidade, com fácil acesso viário, infraestrutura moderna, paisagismo, segurança e tem perspectivas a médio e longo prazo porque para nós o importante é a qualidade do que é entregue e a experiência de quem vai viver ou trabalhar. Ninguém previa uma pandemia mundial no meio de tudo isso, mas conseguimos sair dela mais fortes”, conta o diretor superintendente do Granja Marileusa, José Inácio Pereira.
Em 2023, para marcar os 10 anos, a empresa irá lançar um novo empreendimento ultifamiliar horizontal de alto padrão, verticais comerciais e residenciais em modelos de parceria, um parque e consolidar sua nova fase como desenvolvedora e incorporadora. “Estamos trabalhando com os melhores arquitetos e urbanistas do mercado para valorizarmos nossa riqueza natural, a localização privilegiada e a sofisticação de projetos inovadores”, conta Edina Franco, diretora de operações e marketing do Granja Marileusa.

Grandes construtoras e incorporadoras como Alphaville, Altti, Áquila Participações, Grupo C&A, Realiza, LBraga e Bild já têm empreendimentos no bairro que a partir de 2023 será sede da maior empresa de transmissão de áudio e vídeo do Brasil e já reconhecida mundialmente, a Viacast. A empresa tem sede em Miami e começa a prestar serviços para outros países. A sede latino-americana da empresa será no Granja, que tem a estrutura à altura do que o empreendimento pede, afinal, são 4 vias de acesso ao bairro, proximidade ao aeroporto e esse empreendimento vai gerar mais empregos e impostos para a cidade.
O Granja Marileusa tem mais de 6 milhões de metros quadrados planejados e não é feito apenas entre as conversas de executivos e engenheiros em escritórios, o diálogo é estendido para a comunidade por meio da AME – Associação de Moradores e Empresas – que têm um papel importante para conectar moradores, trabalhadores e instituições que compõem um bairro inteligente e planejado, sempre com o mínimo de impacto ambiental possível, respeitando um grande corredor ecológico, o vale do Rio Araguari, com uma fauna e flora presentes e preservados pelo bairro. Foi por meio da AME queo conceito de Segurança 4.0 no Granja Marileusa foi implantado, sendo o primeiro bairro do Brasil a ter Inteligência Artificial conectada com as forças da Polícia Militar. E com diálogo e tecnologia, o bairro tem planos de ir muito mais longe.
Apesar das dimensões gigantescas, o bairro é pautado pela simplicidade e visão autossustentável, de quem inspirou o empreendimento para o futuro que já chegou, o visionário Alexandrino Garcia, fundador do Grupo Algar. Granja vem do latim, introduzido em Portugal para determinar modestas porções de terras. E Marileusa é a junção dos nomes da mãe, Maria, e da única filha mulher de Alexandrino, Eleusa.
Tecnologia importa, sustentabilidade importa, mas nada importa mais do que as pessoas, os reais agentes transformadores para quem o bairro leva a melhor estrutura e qualidade de vida. Sinônimo de solidez, inovação, sustentabilidade e qualidade de vida tornam o Granja Marileusa único. E assim, Uberlândia, mais uma vez, se destaca no pioneirismo por ter um bairro à altura de uma cidade sempre à frente do seu tempo.
CURIOSIDADES: O GRANJA MARILEUSA EM NÚMEROS
- 1.12 milhão de m² com infraestrutura completa
- 390 mil m² de Área Verde
- 24 empreendimentos anunciados (5 em construção)
- 1.300 lotes
- 390 apartamentos
- 12 mil trabalhadores e prestadores de serviços
- 15 mil veículos (fluxo diário)
- 1.800 moradores
- 30 empresas de serviços e Tecnologia com sede no bairro
- 01 Centro Comercial (Villa Viseu) com 80 lojas e 7 mil m² de área
- 02 Escolas de Ensino Fundamental e Médio ( Ann Mackenzie e Batista Mineiro)