Comandos mentais: construindo um posicionamento de sucesso

Por Queiroz, Edson Junior
Fotos Divulgação
Tudo o que somos, fazemos e temos vem por comandos mentais, seja aquilo que falamos ou mesmo aquilo que ouvimos, tudo em nossa vida é envolvido por comandos mentais. O posicionamento, além de criar comandos, também é a validação dos comandos efetivos.
Antes de proferir qualquer palavra ou comportamento, pergunte-se quais possíveis resultados esta palavra ou comportamento irá trazer, com este exercício já é possível corrigir e construir comandos mentais de sucesso que serão validados pelo seu posicionamento. Quando eu falo sobre comandos mentais, estou indo muito além de palavras ditas, estou falando sobre aquilo que fazemos e o que temos.
Um direcionamento que costumo passar aos meus clientes é avaliar a condição física de suas carteiras ou até mesmo de seus cartões do banco, pois acredito que carteiras envelhecidas, rasgadas e ressecadas vão gerar comandos mentais de escassez ou até mesmo de pobreza. Cartões de créditos quebrados ou arranhados, documentos amassados ou manchados, tudo isso gera comandos mentais negativos e de limitações. Agora, olhe para todas as áreas da sua vida e veja a condição física de tudo a sua volta, roupas, sapatos, acessórios, paredes, quadros, cadeiras, mesas, cama, roupa de cama, toalhas, louças, chão e tudo mais.
Voltando às palavras ditas, elas são poderosas para profetizarmos sobre nossas próprias vidas, ou seja, se você usar palavras negativas seja pra você ou para com outro, provavelmente a sua mente subconsciente estará captando essas informações e transformando elas em comandos mentais.
Um outro ponto importante para se avaliar é a nossa postura e o nosso tom de voz. Dizer algo positivo, mas com tom de voz negativo, gera um comando negativo, afinal de contas 7% da nossa comunicação vem realmente das nossas palavras, 55% vem da linguagem corporal e 38% do nosso tom de voz. Por isso é preciso ter muito cuidado principalmente com as chamadas “falas cínicas”, tudo aquilo que você fala de uma forma cínica, percebendo o tom de voz, pressupõe o contrário do que foi dito. Sua mente vai registrar o que você realmente está querendo dizer, pois ela entende a raiz da intenção, que são os comandos mentais.
Todas as pessoas que buscam por posicionamento, seja profissional ou pessoal, precisam entender que o posicionamento constrói uma via de mão dupla, pois um posicionamento disfuncional constrói comandos disfuncionais e da mesma forma um posicionamento funcional constrói comandos funcionais.
Tudo vai depender do seu objetivo, o que deseja alcançar na vida profissional e/ou pessoal, assim construímos o passo a passo do posicionamento necessário para chegarmos aonde desejamos. Sendo assim, devemos nos avaliar a todo momento. Sempre observando nosso posicionamento e quais os comandos que estamos dando pra nossa vida, seja nas palavras que falamos, no tom de voz, os comportamentos e até mesmo a aparência dos documentos, carteira, cartões, o quanto seu carro está arrumado, seu local de trabalho, seu quarto, sua casa, pois tudo a sua volta forma comandos mentais, influenciam seu posicionamento e vão formar os seus resultados.
Tenha muito claro sua visão de futuro e construa comandos mentais que levem você ao posicionamento de sucesso.

Edson Júnior Queiroz é
treinador comportamental