Enogastronomia: o casamento entre vinho e comida

Por Wallace Neves
Fotos | Mauro Marques
Embora a combinação entre vinho e comida dependa muito do gosto pessoal de cada um, existem algumas regras que proporcionam um melhor aproveitamento tanto dos pratos, quanto dos vinhos a serem degustados. O que recomendo buscar é o equilíbrio, a harmonia e o casamento perfeito entre dois elementos que chamamos de realce. O realce ocorre quando o vinho melhora o paladar do prato e vice e versa.
O primeiro aspecto é o equilíbrio, pratos de estruturas leves pedem vinhos leves. E pratos pesados pedem vinhos encorpados. O segundo critério a ser seguido é a harmonia. Essa etapa ocorre quando os componentes presentes no vinho interagem com os ingredientes do prato. Quando isso não ocorre, o que podemos fazer é uma harmonização por justaposição.
Por exemplo: o queijo Gorgonzola é um queijo salgado, de sabor picante que podemos ajustar com um vinho doce tipo Porto. Ou um vinho tinto seco de taninos firmes. Existe um ditado que diz: “Vinho branco com carnes brancas e vinhos tintos com carnes vermelhas”, basicamente essa regra vale. Porém, no caso de peixes e massas, a cor e força do molho é que irão determinar a escolha do vinho. Alguns peixes são definitivamente apropriados para casar com vinhos tintos. Como, por exemplo, a sardinha e o bacalhau. São peixes de sabor forte e pedem vinhos à altura.
Veja abaixo recomendações de harmonização que funcionam no mundo todo, aproveite as dicas e surpreenda seus sentidos:
- Caviar com Champagne.
- Ostras frescas com Chablis ou espumante Brut.
- Patê de Fígado com Sauternes.
- Queijo de cabra fresco com Sancerre ou Sauvignon Blanc.
- Ceviche com Sauvignon Blanc Chileno de Casa
- Blanca.
- Bacalhau assado com tinto leve de Lisboa, Dão ou Bairrada.
- Ossobuco com Barolo.
- Paellla com rose de Navarra.
- Cordeiro com tinto de Medoc ou Cabernet
- Sauvignon do Novo Mundo.
- Bisteca alla Fiorentina com Chianti.
- Queijos Azuis com Porto.
Quem é Wallace Neves ?
É Sommelier profissional, fundador da @conexaosommelier, professor de Enologia do IGA, professor da Associação Brasileira de Sommeliers e jurado internacional de vinhos, tendo recebido indicações de Melhor Sommelier pelas revistas Veja e Adega e premiado como Melhor Sommelier pela Rio Wine and Food Festival e Melhor Sommelier do Brasil em Vinhos do Alentejo. Tornou-se o Embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil.