Publicidade governamental: como você tem estômago para trabalhar com publicidade governamental ?

Por Gustavo de Castro

Fotos Divulgação

Lembro-me dessa frase como se fosse ontem… Cerca de sete anos atrás estava em um almoço da APP Ribeirão (Associação de Profissionais de Propaganda) com alguns colegas publicitários e uma publicitária veterana disparou essa pergunta em minha direção.

Ela, uma publicitária consagrada e conhecida por seus trabalhos no varejo, e eu, um publicitário que estava chegando na APP com a missão de difundir e fomentar a publicidade governamental ou publicidade pública como queira chamar. Terminei de mastigar meu pedaço de um suculento bife com batata frita, tomei um gole d’água e respondi com toda calma: pra você gostar de publicidade governamental você tem que gostar de política e se você gosta de política, aí a publicidade vira uma cachaça… vai correr no sangue. E pode ter certeza: só a política transforma uma sociedade.

Naquele momento me dei conta do que me move ao longo desses 17 anos dedicados a publicidade governamental: a possibilidade de levar informações para a população que podem melhorar a vida do cidadão.

De nada adianta uma Administração Municipal, Estadual ou Federal implementar melhorias, novos serviços, obras e programas se a população não souber disso, pois é ela – população – que será beneficiada com estas ações.

Assim, nada mais justo do que ter conhecimento sobre o que o seu governante eleito está fazendo em prol da sua população e dos votos que recebeu. Então, aí vai uma dica: não queira trabalhar com publicidade governamental pela verba do contrato porque você vai precisar de estômago. Queira trabalhar porque você gosta de política e aí a publicidade vai correr no seu sangue.

Gustavo de Castro é publicitário com 33 anos de experiência, sendo 17 dedicados a publicidade governamental. Diretor de Novos Negócios da Versão Br Comunicação e Marketing, agência mais premiada do Brasil na categoria “órgão públicos” dos festivais de criatividade. Vice-presidente da APP Ribeirão Preto. Diretor do SINAPRO SP –

Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo e Consultor político associado a ABCOP – Associação Brasileira de Consultores Políticos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.