Mercado imobiliário aposta em vendas em alta para 2023

Crescimento comprova perspectivas otimistas para o próximo ano.

Por Serifa Comunicação

Fotos Divulgação

A construção civil é um dos principais setores da economia brasileira. Só no primeiro semestre de 2022, em relação a igual período do ano passado, o PIB do setor cresceu 9,5%. No cálculo do 2º trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil teve alta de 2,7% sobre o trimestre anterior, enquanto o crescimento da economia nacional foi de 1,2% no período. Na comparação do segundo trimestre deste ano com igual período de 2021 o crescimento foi de 9,9% no setor, enquanto o país, nesta base de comparação, cresceu 3,2%. Os dados mostram que o segmento se evidencia como um dos mais estratégicos por sua notoriedade na cadeia produtiva brasileira. Devido a essa importância, nesta edição ouvimos representantes do setor para falar sobre os desafios, perspectivas de crescimento para 2023 e como 2022 foi positivo com lançamentos e vendas de imóveis de todos os padrões, confirmando os resultados da última pesquisa de mercado feito pelo Bureau de Inteligência Corporativa (Brain), para o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-Tap).

Mais de 16 mil lançamentos verticais

O estudo do 3º trimestre de 2022 apontou que em setembro havia um estoque de 4.424 unidades disponíveis, sendo 86,8% de unidades residenciais verticais (3.841), 12,8% horizontal (567) e apenas 0,4% no mercado comercial vertical, o equivalente a 16 unidades. Esta avaliação se refere a um mercado residencial vertical de 145 empreendimentos que, juntos, lançaram 16.673 unidades (79,2% da oferta total lançada no município) e 16 empreendimentos

residenciais horizontais responsáveis por 4.176 unidades lançadas (19,8% da oferta total lançada na cidade). O mercado residencial vertical conta com baixo estoque, se comparado à oferta lançada, apenas 23%. No mercado horizontal são apenas 13,6% das unidades disponíveis. Em relação às vendas, do total de 423 unidades vendidas no mês de setembro/2022, 93,4% são de unidades residenciais verticais (395), 27 unidades residenciais

horizontais e 1 comercial. Das unidades vendidas no mercado residencial vertical, a maior parte se refere ao padrão standard com 192 unidades (48,6%), com uma diferença significativa para os demais padrões com vendas no período. Fazendo a mesma comparação com o mesmo período do ano anterior (setembro/2021), houve aumento nas vendas de 11,6% no mercado residencial vertical (354 para 395 unidades vendidas). No mercado residencial horizontal houve queda nas vendas, de 44 para 27 unidades vendidas.

Além da Zona Sul

A cidade tem mesmo crescido de leste a oeste e de norte a sul. De olho neste desenvolvimento homogêneo, a Brasal Incorporações, que já lançou seis projetos na região Sul da cidade, lançou um plano de expansão robusto e contínuo, investindo cerca de R$ 40 milhões em áreas para empreender a médio e longo prazo em diversas regiões da cidade com condomínios verticais de luxo. Neste ano, a empresa lançou dois novos empreendimentos: o Chess, uma inovação compacta, refinada e estrategicamente pensada, da metragem dos apartamentos à localização, no bairro Jardim Sul, e o Íris Brasal, torre única, com 70 unidades distribuídas em 21 pavimentos, ao lado do Chess. Com foco em produto

O terreno tem aproximadamente 9,5 mil m² e está localizado na Rua Francisco Vicente Ferreira, próximo à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). De acordo com Sebastião Longuinho, diretor regional da Brasal Incorporações, todo o sucesso dos empreendimentos lançados pela empresa se deve, em parte, pela escolha estratégica e assertiva do local do terreno.

“Além da qualidade Brasal, os condomínios são construídos em regiões com localização privilegiada, de ampla valorização. Para isso, antes de qualquer negociação, investimos em pesquisa e estudos de mercado”, explica. Segundo ele, de janeiro a outubro de 2022 foram vendidas 217 unidades.

(Sebastião Longuinho, diretor regional da Brasal Incorporações )

“Desde o início fomos muito bem recebidos em Uberlândia e nossos empreendimentos têm tido uma saída extraordinária. Entendemos o que o cliente valoriza e investimos fortemente em moradias que ofereçam conforto e qualidade, com itens de lazer, que primem pela segurança, por áreas verdes e funcionalidades, que vão de encontro ao conceito de sustentabilidade. Seguimos firmes em nosso propósito de expansão na cidade, já que fincamos raízes fortes aqui”, ressalta.

R$ 100 milhões em VGV

Nos últimos meses de 2022, a MRV comercializou em Uberlândia mais de R$ 100 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV). “Isso se dá muito devido às mudanças feitas nas regras do financiamento do programa habitacional Casa Verde Amarela, como a ampliação das faixas de renda para até R$ 8 mil e o aumento do tempo do financiamento de 30 para 35 anos. Além disso, os juros aplicados aos financiamentos dentro do programa continuam sendo atrativos, pois não é indexado pela Selic”, explica o gestor de vendas MRV, Frederico Dias Marques de Pinas. Em Uberlândia, as expectativas da marca é lançar em 2023 cerca de 1.400 unidades, totalizando mais de R$ 280 milhões em VGV. Atualmente, conta com sete empreendimentos em construção na cidade: Residencial Trilhas do Gávea, Univerdi Residence, Top Life Acapulco, Parque Trilhas do Paraíso, Trilhas da Serra, Trilhas do Horizonte, Jardim Patrícia e Trilhas das Flores Grand Ville.

O perfil é voltado para o segmento da moradia popular com foco na realização do sonho da casa própria, do primeiro imóvel. Em consequência de seus investimentos em linhas de produtos amplas e diversas para atender a demanda por habitação que continua crescendo no Brasil e nos Estados Unidos, o grupo MRV&CO enxerga um futuro bastante promissor para os próximos anos. No caso do Brasil, além da expectativa de fortalecimento das políticas públicas de incentivo à construção de moradias populares, a companhia vê com grande otimismo em relação ao desempenho positivo de suas subsidiárias, Luggo, Sensia e Urba, que trouxeram novas vertentes de negócios ao grupo e somaram às estratégias adotadas nos últimos anos.

(Na foto acima – Frederico Dias Marques de Pinas, gestor de vendas da MRV)

Bons resultados

A Conel também se diz satisfeita com os resultados obtidos em 2022. O diretor Agnaldo Carneiro de Mendonça salienta que 2021 apresentou um desempenho excepcional e o ano de 2022, apesar das turbulências internacionais e as tensões políticas internas geradas pelas eleições presidenciais, caminha para encerrar com excelente taxa de crescimento, muito acima do crescimento do PIB nacional, sendo a construção civil um dos principais setores da economia responsável pelo crescimento do país.

“Uberlândia tem se destacado nacionalmente como uma das principais cidades em lançamentos imobiliários e vendas de imóveis. No terceiro trimestre do ano, predominaram os imóveis verticais, com cerca de 80% dos lançamentos. Vale destacar também o grande volume de construções residenciais de médio e alto padrão em condomínios fechados”, pontua.

Para 2023, em função da grande quantidade de obras em andamento, Agnaldo Mendonça diz que o setor continuará com muita atividade nos canteiros de obras. “Acreditamos que o novo governo deverá dar uma atenção especial ao setor imobiliário na faixa das habitações econômicas, contribuído assim para que a construção possa continuar em plena atividade”, avalia.

( Agnaldo Carneiro de Mendonça, diretor da Conel )

Recorde de vendas

A Realiza Construtora também fechará 2022 com chave de ouro. De acordo com o diretor José Humberto do Nascimento, 2022 foi o melhor de vendas e faturamento em 41 anos de história da empresa.

“Tivemos lançamentos de produtos novos, divididos entre médio alto e econômico. Nosso portfólio é muito grande e isso contribuiu para crescermos em vendas, em faturamento e não apenas em Uberlândia, mas em todas as outras regionais. Apesar do mercado sofrer com a alta da Selic, em Uberlândia observamos lançamentos com sucesso de vendas”. José Humberto acredita que em 2023 os investidores devem segurar um pouco os lançamentos, porém, acredita que o país tem todo potencial para continuar crescendo. “Num primeiro momento, o mercado pode se sentir inseguro pela mudança de governo, mas estamos otimistas em relação ao nosso setor”, avalia.

Equilibrando custos

De olho no novo governo, João Paulo Naves Camargo, diretor da Opção Imóveis, acredita que o mesmo deverá manter o programa, fazendo poucos incrementos por não ter espaço orçamentário. “Porém, devemos ter novidades, principalmente nas faixas de renda menores de um a três salários”, observa. Para o empresário, em 2022 o maior gargalo do setor foi o custo que não contribuiu para melhores resultados. “O custo subiu mais do que a reposição de salários, sendo inviável o repasse para o consumidor que não teve aumento na renda, sem contar que os insumos da construção estiveram altos. Acreditamos que haverá estabilização de aumentos de custos em 2023 e retomaremos os lançamentos”, salienta.

Operações Built to Suit

Graças ao potencial de Uberlândia para negócios e a expertise de tantas incorporadoras e construtoras, a cidade tem crescido e oferecido imóveis para todo tipo de público. A Maqnelson Empreendimentos Imobiliários, empresa pertencente ao Grupo Maqnelson, avalia 2022 como um ano de grande aprendizado e conquistas. Ao longo das últimas décadas, a evolução econômica e financeira do Brasil, principalmente no que tange ao mercado imobiliário, gerou o surgimento de novas relações comerciais e modalidades negociais, como os contratos “Built to Suit” (construído para servir ou construído sob demanda). Na visão do gerente comercial, Daniel Ambrósio, as operações Built to Suit têm se tornado uma opção muito interessante para diversas empresas, que ao invés de imobilizar seu capital na construção de um empreendimento, o fazem por meio de parceria, direcionando seus recursos para a condução e alavancagem do seu próprio negócio.

“Em consequência disso, a empresa investiu, neste ano, aproximadamente R$ 75 milhões entre aquisição de áreas e construção de imóveis”. De acordo com Daniel, as expectativas para 2023 são ainda melhores, uma vez que a empresa já possui seis contratos fechados, sendo cinco em Uberlândia e um em Itumbiara (GO), com previsão de investimento de cerca de R$ 130 milhões, entre aquisição de áreas e custos para realização dos novos empreendimentos. “Seguimos otimistas, sempre em busca de um crescimento sólido”, revela.

Vendas em tempo recorde

A LMoraes Imóveis de Oportunidade, com foco no médio e alto padrão, está atenta ao público que prioriza o convívio em bairros planejados, que trazem moradias que primem pela segurança e contato com a natureza. O sucesso do lançamento do Parque Una Uberlândia, localizado na área mais nobre da zona Sul, foi um exemplo de que há público muito ávido por esse tipo de moradia, uma vez que foram disponibilizados lotes comerciais, sendo 100% vendidos em poucas horas. Também na mesma região, o Gávea Jardins trouxe um conceito de Bairro Premium com apenas 230 lotes residenciais, com vendas de 100% em um prazo recorde após o lançamento. Outro lançamento com este conceito foi o Verde Umuarama, que valoriza as praças, parques e áreas verdes, comercializando mais de 500 lotes.

Os condomínios verticais com conceitos de “Clube” têm ganhado a preferência dos clientes que optam por morar nas torres verticais, o que tem atraído diversas construtoras de renome nacional a investir em Uberlândia. Segundo o proprietário da LMoraes, Leandro Moraes, Uberlândia é a melhor cidade de Minas Gerais para se viver e está entre as 100 cidades mais verdes do mundo, tendo ainda o 2º maior PIB de Minas Gerais e 21º PIB brasileiro. “Estes e outros fatores têm refletido de uma forma positiva ao notável aumento na demanda do mercado imobiliário”, explica.

Modelo de bairro planejado

Primeiro bairro planejado de Uberlândia, o Granja Marileusa, completa 10 anos em 2023 com quase dois mil moradores, 12 mil trabalhadores, cinco condomínios residenciais e cinco empreendimentos verticais (totalizando nove torres). O bairro é um diferencial na zona Leste de Uberlândia com referência de desenvolvimento sustentável e anuncia um investimento em infraestrutura na ordem de R$ 400 milhões para a próxima década. Em 10 anos, o VGV (Valor Geral de Vendas) do Granja Marileusa ultrapassa a cifra de R$ 2 bilhões e, quando somado ao potencial de VGV dos futuros incorporadores, tem potencial para atingir R$ 6 bilhões. “Com certeza, um volume de negócios expressivo e geração de muitas oportunidades para o mercado imobiliário, moradores, investidores e empresários”, comenta José Inácio Pereira, diretor superintendente do Granja Marileusa.

“Abrimos uma nova porta para o futuro, agora somos também desenvolvedores, com nossos próprios loteamentos e condomínios. Temos uma área total de 6 milhões de m², 2 milhões deles já desenvolvidos e mais 2 milhões de m² estão neste novo masterplan, com investimentos focados em empreendimentos de médio, alto padrão e luxo, o que retorna para a sociedade em forma de geração de empregos, impostos para o município e oferta de um bairro planejado com o que há de mais moderno em urbanismo”, destaca.

O novo masterplan apresentado para 2 milhões de m² será desenvolvido nos próximos 15 anos e foi apresentado na inauguração do Espaço de Negócios da empresa. “Trouxemos a evolução para a zona Leste de Uberlândia, gerando o mínimo de impacto ao meio ambiente, favorecendo a convivência em espaço aberto e com empreendimentos que conectam tecnologia de ponta com a simplicidade de uma caminhada ou um passeio de bicicletas ao ar livre e em segurança e, assim, seguiremos pelos próximos anos. Nesse masterplan já vislumbramos empreendimentos onde nossos filhos e netos vão viver”, complementa Edina Franco, diretora de Operações do Granja Marileusa. Além dos empreendimentos desenvolvidos pelo próprio Granja Marileusa, áreas serão destinadas para vocação de polo de saúde, hotelaria, centros comerciais e residenciais para outras incorporações em modelo de parceria de negócio. Em 2023, o Granja Marileusa fará uma série de investimentos que ultrapassará R$ 400 milhões.

2023 com inúmeros lançamentos

A Vertex, especialista em lançamentos imobiliários de casas, sítios de recreios, lotes, apartamentos, condomínios fechados em todas as regiões de Uberlândia e cidades vizinhas, lançou em 2022 cinco empreendimentos, contabilizando aproximadamente 2 mil lotes em Uberlândia, Tupaciguara e Patrocínio. Dos empreendimentos lançados entre 2021 e 2022, apenas 20% estão em estoque. Segundo a diretora comercial na Vertex, Ana Calegari, 2023 será promissor. “Queremos lançar no primeiro semestre sete empreendimentos com VGV na ordem de R$ 800 milhões em Uberlândia, Araguari e, posteriormente, em Uberaba. Cada vez mais as pessoas estão buscando por moradias próximas ao trabalho e à família e temos produtos que atendem às necessidades de nossos clientes em todas as cidades em que atuamos”, conta.

Moeda forte

Com a missão de gerir empreendimentos com eficácia, através de processos de inovação e tecnologia, valorizando as pessoas da comunidade imobiliária, a Arez Inteligência segue se destacando na cidade.

O fundador e diretor da empresa, Marco Mello, disse que foram projetados para 2022 cerca de R$ 2,2 bilhões em VGVs lançados e que a expectativa para 2023 são boas.

“As pessoas têm trocado muito de moradia e nossa estratégia é atender às necessidades de um público que entendeu que construção é uma proteção contra a inflação, um ativo real, uma moeda forte que gera renda e multiplica o dinheiro”, conclui.

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