O novo ‘black’ da mídia: marcas nas ruas e na vida das pessoas

A mídia OOH possui alto poder de impacto, alcançando um público amplo e oferecendo ótimo custo-benefício.
Por Chico Preto
Fotos Divulgação
Andando na rua, passeando no shopping, pegando um meio de transporte público… com certeza você já foi impactado por uma peça publicitária em um destes momentos. Essa forma de se fazer publicidade fora dos quatro cantos de sua casa, conhecida como mídia Out of Home (OOH), alcança o público que está na areia da praia baiana, nos bares mineiros e na correria do cotidiano de São Paulo ou Rio de Janeiro.
Esta forma de conversar nas ruas é o novo “Black”. Após passarmos praticamente dois anos trancados em nossas casas, 2022 foi um ano de respiro. Foi o ano em que nossas vidas começaram a voltar ao normal e pudemos colecionar novos momentos para além de nossos portões. À medida em que saímos de casa, começamos a prestar mais atenção ao nosso redor e em coisas que antes acabavam passando despercebidas.
Como consequência deste movimento, as marcas estão investindo cada vez mais em mídia OOH. De acordo com o Inside OOH 2022, estudo da Kantar Ibope Media, no primeiro semestre de 2021 houve um crescimento de 29% nas inserções publicitárias em OOH, se comparado ao mesmo período de 2020.
Ao longo do último ano, 85% dos brasileiros foram impactados pela publicidade Out of Home. E ainda não está se discutindo de fato o Digital Out Of Home e como a tecnologia na mídia exterior irá revolucionar este mercado de mídia exterior, aumentando a interatividade com o público e o resultado para as marcas.

Esse crescimento é explicado também pela capacidade da mídia OOH em atingir e interagir
com o público enquanto ele está em movimento, se deslocando entre os locais, em um momento em que, não fosse a modalidade, ele não estaria consumindo o conteúdo da marca.
A mídia OOH possui alto poder de impacto, alcançando um público amplo e oferecendo ótimo custo-benefício. Além dos formatos mais comuns como outdoor, pôsteres e mobiliários urbanos, a OOH também abrange meios de transporte, empenas, anúncios espetaculares, mídia em aeroporto, shoppings, ambientes de consumo e muitas outras opções. Engana-se quem pensa que OOH é uma mídia offline.
Como tudo em nossas vidas, a mídia OOH está se tornando digital. O que chamamos de Digital Out of Home (DOOH), para além das ruas, integra-se às telas de celulares e insere-se nos servidores de games. Com a evolução, as marcas possuem ainda mais oportunidades para anunciar suas campanhas, agora em um ambiente phygital, que une o offline ao online.
As novas tecnologias hoje associadas ao OOH também trazem um componente de métricas,
dados e análises de comportamentos das pessoas. Hoje é possível saber qual o perfil das pessoas que estiveram em contato com a Mídia Exterior, saber seus interesses e até descobrir de que área da cidade ou do país elas veem. Isso tudo é algo muito poderoso
se considerarmos que o DOOH está entrando já no modelo de comercialização programática, onde o balizador de onde será veiculada a campanha não é mais uma referência geográfica e sim a audiência que está sendo buscada.

As marcas estão atentas a essa nova tendência e os espaços para DOOH estão se tornando cada vez mais competitivos. A partir do modelo digital, o público se envolve em experiências dinâmicas, imersivas e memoráveis e até 3D, que geram reconhecimento de marca e conexão entre consumidor e varejo. Depois de ser impactado diversas vezes por essa mídia ao sair de casa, está na hora do seu negócio impactar outras pessoas. Vai embarcar nessa jornada também?
- Chico Preto, CEO e Founder da CHICOOH, a primeira Trading Desk de OOH / DOOH com atuação nacional e parcerias na América Latina.