Genética Rara: criadores, empresários, pesquisadores e entusiastas se unem para promover a raça Gir

Comunicação e colaboração são fundamentais para o sucesso de qualquer esforço de preservação de uma raça. Pensando nisso, mais de 30 criadores de gado, empresários, pesquisadores e entusiastas de várias regiões do Brasil e América Latina se uniram para promover a raça Gir.

Idealizado por Aluísio Leão, o grupo tem como objetivo preservar e obter o melhoramento genético mantendo as características originais da raça, que é conhecida pela alta resistência a doenças, adaptabilidade a diferentes condições climáticas e excelente qualidade de carne e leite.

Os membros do grupo podem compartilhar informações sobre a criação e a reprodução da raça, trocar conselhos e dicas sobre como melhorar a genética e discutir as últimas tendências e desenvolvimentos na preservação.

Além de documentar e registrar informações, incluindo dados genéticos e fenotípicos dos animais, o grupo é usado também para organizar encontros e eventos para discutir questões relacionadas à raça Gir, como a criação de uma revista para divulgação nas principais feiras e exposições agropecuárias do país, parceria que está sendo firmada com o apoio da Revista HUB Club.

Preservação

Através de um banco de sêmen, é possível realizar o resgate de linhagens antigas que praticamente se dissiparam através dos anos. Um exemplo é o resgate da linhagem R, que está sendo feito por alguns dos criadores que estão reunindo material genético dos touros mais importantes dessa linhagem, com o objetivo de futuramente utilizá-los com a técnica

de FIV (Fertilização In Vitro), onde uma única dose de sêmen desses touros poderá ser utilizada para produzir até 100 embriões.

Um outro projeto que está em estudo é a utilização de doses “únicas” de sêmens raros, como dos touros Krishna Sakina 6666, o Arjuna e o Katmandu, além de outras raridades, na produção de embriões, onde será feita uma parceria com os melhores criadores do Brasil para utilização de suas matrizes doadoras de embriões.

Um verdadeiro patrimônio genético

No total, é estimado que os participantes do grupo preservam material genético (sêmen congelado) de aproximadamente 1.000 touros de diferentes linhagens da raça Gir. Todo esse material é mantido em nitrogênio líquido à uma temperatura de -196ºC, o que permite que ele fique congelado por tempo indeterminado. São animais de uma genética rara, alguns deles da linhagem Krishna, da importação que foi feita da Índia ainda na década de 60.

Outros, da linhagem R, descendentes das 6 melhores e mais confiáveis vacas da marca. São animais puros e que não existem mais no seu país de origem. Um verdadeiro patrimônio genético, mantido de forma privada por várias gerações de criadores e selecionadores, e que nem mesmo a Embrapa ou alguma outra organização possui.

( Parte do banco de sêmen da Maximiano Drummond Empreendimentos, um dos participantes do grupo )

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.