GPS Loteamentos se aproxima de 4 décadas de inovação no mercado imobiliário nacional

Com uma história iniciada em meados da década de 1980 em Ourinhos, no interior paulista, a GSP nasceu com o desejo de transformar em realidade o sonho da casa própria de milhares de brasileiros. Se aproximando de seus quarenta anos de atuação, o Grupo Santa Paula é hoje uma empresa com presença nacional. Está em oito estados. Do Sudeste, Centro-Oeste ao Sul do Brasil. Com atuação em 60 cidades, quase que exclusivamente de interior, a GSP já disponibilizou lotes sufi cientes para formar uma cidade de tamanho médio no país. São 60 mil famílias morando em um espaço loteado e urbanizado pela marca.
Uma população equivalente à de Patos de Minas ou de Poços de Caldas em Minas Gerais com moradia em um espaço desenvolvido com os conceitos mais modernos do setor imobiliário. Empreendimentos de diferentes padrões mas sempre com o DNA da marca que faz questão de entregar efi ciência e qualidade. “Nosso foco é a plena satisfação do cliente em equilíbrio com o meio ambiente. Quando colocamos as pessoas em primeiro lugar, agimos com transparência e focados em entregas com qualidade superior, cumprindo nosso papel no mercado imobiliário”, diz Luciana Correa de Arruda, diretora Comercial, de Marketing e Inovação da GSP Loteamentos.

Luciana faz parte da segunda geração de líderes da marca. Com uma trajetória de mais de 15 anos no mercado de loteamentos abertos e condomínios fechados, ela lidera as equipes de marketing, vendas e o relacionamento com imobiliárias e com os clientes. Entusiasta da transformação digital, tecnológica e inovação nas moradias e na sociedade, ela divide com a irmã Beatriz a direção da empresa fundada pelo pai, o Sêo Reynaldo. “Os nossos projetos evoluíram ao longo dos anos para se adaptarem às novas exigências de uma sociedade cada vez mais conectada e de olho na sustentabilidade. Pensamos e procuramos hoje os elementos que farão dos empreendimentos GSP mais atrativos do mercado e ajudarem a construir cidades que estejam preparadas pro futuro”, diz Luciana sobre o impacto que a marca quer causar onde atua.
Para Beatriz Leal Stuani, irmã de Luciana e responsável pela área fi nanceira da empresa, pensar o futuro do setor imobiliário é sobretudo pensar produtos que atendam a demanda da sociedade que ocupará esse espaço no futuro. “O mercado está em plena expansão. O brasileiro hoje reconhece o setor como uma opção não só de moradia, mas também de investimento. E isso afeta positivamente toda a cadeia do mercado, inclusive tornando os imóveis mais acessíveis. Isso foi alcançado com a maturidade do setor e da sociedade. Mas há também um forte componente de diversidade na sociedade contemporânea e que, sabemos, vai defi nir o futuro da moradia”, diz a executiva que cresceu acompanhando o pai e assistindo a expansão da GSP pelo Brasil.



“Temos uma sociedade cada vez mais diversa. Isso se refl ete na demanda por imóveis de diversos tipos. Dos compactos para os jovens e adultos solteiros e que também atenderão idosos em busca de autonomia, àqueles maiores em que as famílias buscam um espaço perto da natureza ou com disponibilidade para lazer, a brincadeira com segurança na rua, o espaço de convivência. Daqueles em áreas já urbanizadas e próximos ao trabalho, àqueles fora dos centros urbanos se aproveitando do trabalho home office. Para todos esses públicos a GSP está preparada com produtos conectados com o presente e o futuro”, diz a diretora de Inovação, Luciana. GSP, ainda maior Para as irmãs que estão à frente da GSP, a expansão da marca para outras cidades e estados é inevitável. “Queremos expandir ainda mais geograficamente para outros estados do País nos próximos anos. Sempre foi a aposta no futuro que nos fez superar os obstáculos que muitas vezes ameaçaram nossa economia e que desanimaram muitos atores do segmento. Atuando com otimismo e qualifi cação fomos pioneiros na implantação de contratos fi duciários de compra e venda no segmento e também na implementação de controles para todo o processo da criação até a comercialização inteligente de um lote para torná-lo cada vez mais valorizado para os nossos clientes. Continuaremos a investir em inovação para essa expansão”, diz Beatriz

Greenfield: oportunidade para pensar o futuro com sustentabilidade
O desenvolvimento de empreendimentos em áreas ainda não exploradas está na história de sucesso da GSP. Estudando e conhecendo o mercado onde atua e projetando o futuro dessas localidades, a loteadora atua há quase quatro décadas para encontrar áreas completamente cruas (Greenfi elds, no jargão imobiliário) e transformá-las em verdadeiros bairros com o conforto e segurança que as pessoas desejam. Já foram mais de 35 milhões de metros quadrados construídos em diferentes cidades e para diferentes públicos. Assim surgiram em Uberlândia bairros completos e reconhecidos por suas qualidades como o Nova Uberlândia, o Life 1, os condomínios Splêndido e Arts. Todos eles vetores do desenvolvimento onde foram implementados.

“Em todos os segmentos que atuamos sempre temos a mesma atenção em oferecer a mais alta qualidade com o melhor retorno a nossos clientes. E fazemos isso antecipando o futuro. É mais do que ocupar um espaço na cidade. É poder contribuir para direcionar a cidade para o anseio de quem quer viver nela. Temos muito orgulho de poder interferir tão positivamente realizando sonhos e também construindo as cidades do futuro, como Uberlândia”, diz Luciana Arruda sobre os projetos em desenvolvimento pela GSP.
Quando concluiu o curso de Engenharia Civil na Universidade de São Paulo, aos 24 anos, Reynaldo Galves Leal não podia imaginar onde os conhecimentos na área e a vontade de constituir sua própria empresa o levariam. Nove anos depois de formado, em 1986, ele fez nascer em Ourinhos, sua cidade natal, a Santa Paula Loteadora, que pouco tempo depois passaria a se chamar GSP, Grupo Santa Paula. Para a empresa, que este ano completa 37 anos, Reynaldo ainda tem muitos projetos. E ele fala à Hub sobre eles em uma entrevista exclusiva.
Hub – O mercado imobiliário é cheio de surpresas. E sua história representa bem o setor. De uma empresa que nasceu no interior e conquistou o Brasil. Como o senhor avalia essa trajetória ?
Reynaldo Galves – Foi uma trajetória com muitos desafi os. Lembro que nos anos de 1980 o acesso à uma casa própria em um loteamento de qualidade era algo raríssimo. Os grandes projetos habitacionais eram apenas governamentais e as normas e valores do urbanismo estavam longe do padrão que temos hoje. Constituir uma empresa que prezava por boas entregas era algo à frente do tempo.
Hub – Mas essa insistência deu certo.
Reynaldo – Com certeza. Começamos a atuação por Ourinhos, que era um território conhecido. E trabalhando com loteamentos diversifi cados. Isso nos deu autoridade para expandir. Primeiro pro interior de São Paulo e logo em seguida cruzar as fronteiras do Estado. Hoje, vejo nossa abrangência de atuação e eu mesmo fi co maravilhado com o que pudemos entregar para milhares de famílias.
Hub – O senhor tem ideia do impacto que esse empreendedorismo causou?
Reynaldo – Nosso time chegou com a marca GSP a oito estados. São 60 cidades e mais de 160 loteamentos pelo país. Mas o número que mais me deixa feliz é saber que mais de 50 mil clientes moram hoje em áreas urbanizadas por nós. É o tamanho de uma cidade média brasileira, feita com carinho, com normas modernas de urbanismo, com entregas completas para quem está depositando ali mais do que recursos, mas o sonho da casa própria. Algo que é tão valioso pro brasileiro.
Hub – O senhor fala sobre urbanização. Esse é um movimento em que o Brasil está desde o começo do século XX. O que mudou nesse movimento nos projetos GSP?
Reynaldo – Talvez fosse mais fácil explicar o que não mudou (risos). Quase tudo que antes era conhecimento acadêmico, que eu adquiri ainda nos anos de 1970 na Universidade e nosso time de engenheiros e arquitetos adquiriu nos anos seguintes, era algo pouco exigido pelas cidades. Mas ao longo dos anos os próprios municípios, as novas normas de construção e de uso do solo, a preocupação ambiental, trouxe tudo isso como novo padrão de trabalho. Inclusive para o consumidor, que fi cou mais exigente. E eu fi co muito satisfeito com minha equipe porque ela já pensava e entregava isso em nossos projetos antes disso ser uma obrigação. Eu queria que isso fosse visto como um valor da GSP e acredito que ter essa postura foi um dos alavancadores para posicionar a empresa como uma das grandes loteadoras do país.
Hub – Mas agora muito disso já é uma obrigação e tira esses aspectos do âmbito da inovação. Com sua experiência e conhecimento nesse mercado, onde então vai estar a inovação no futuro do setor?
Reynaldo – Sem dúvida, em pensarmos em valores ainda mais relevantes para a sociedade. É o bairro que se integra com a vizinhança. O espaço que permita o desenvolvimento de uma vizinhança tranquila. A engenharia que aproxime as pessoas. Em que o meio ambiente seja valorizado em vez de um problema para a engenharia. Porque tudo isso forma uma lista de desejos do habitante de nossos empreendimentos que não dá para normatizar. Precisa ser aprendida e aplicada nos projetos. Para nosso time isso está nos valores da companhia e no desejo de atender essa demanda da sociedade que é atual.
Hub – Uberlândia entrou no mapa de atuação da GSP ainda muito cedo, no começo de sua história. O que atraiu a GSP para Uberlândia?
Reynaldo – Realmente Uberlândia nos despertou ainda lá nos anos de 1990. Não tínhamos nem uma década de atuação. E o que nos atraiu naquela época é muito parecido com os que a mantem no topo de nosso foco hoje. Desde aquele tempo, a cidade já se mostrava com desejo de crescer planejada. Acho que dá pra dizer que foi um casamento com total “compatibilidade de gênios” (risos). Ela queria o que a gente também queria. Quando lançamos nossos produtos aqui, a cidade recebeu todos eles muito bem e ficamos gratos de contribuir para o crescimento planejado que orgulha a cidade e a nós.
Hub – Essa atuação também marcou muito o perfil do que conhecemos hoje na Zona Sul da cidade, não é?
Reynaldo – Especialmente, sim. Foi naquela época que a Zona Sul começava a se desenvolver. Para nós era uma tela em branco que pedia projetos bem estruturados. E nos orgulhamos de termos sido pioneiros em condomínios fechados, em bairros planejados para todos as preferências do público. Ver a Zona Sul de Uberlândia hoje e saber que ainda vamos colaborar com toda essa trajetória que ela está seguindo me deixa muito feliz.
25 anos escrevendo com Uberlândia sua história
GSP participa do desenvolvimento da cidade com empreendimentos que oferecem qualidade de vida e planejamento
Já se passou um quarto de século desde que o Grupo Santa Paula desenvolveu em Uberlândia seu primeiro projeto. O ano era 1998 e a “Uberlândia Menina” ensaiava sua mais recente expansão urbana. A Zona Sul, com seu território plano e a possibilidade para um amplo planejamento, ganhava a atenção do público ávido por moradia de qualidade e a vida longe de avenidas movimentadas e trânsito. Surgiam nesse cenário os primeiros condomínios fechados da cidade e que, desde então, viraram sinônimo de toda a região com a estruturação de grandes áreas com urbanismo de qualidade para se viver.
Desde então, já foram exatas 7.772 unidades entregues em Uberlândia. “A cidade, assim como recebe todos que chegam aqui para viver, estudar ou trabalhar, também recebeu a GSP para empreender. Pudemos presenciar e participar do desenvolvimento e da expansão planejada que ela teve, sobretudo na história da Zona Sul”, conta a gerente regional da empresa, Elizete Moura. Já são nove empreendimentos entregues que se tornaram moradia para quase oito mil famílias.

“Entregamos lugares para quem busca morar em espaços criados com cuidado e planejamento. Não só observando a localização, que por si só é um requisito importantíssimo para o mercado imobiliário. Mas pensamos também em acessibilidade e a criação de lugares agradáveis e sustentáveis. Itens que valorizam os produtos GSP e já posiciona o que oferecemos com o mercado do futuro, que cada vez mais demandará esses atributos na hora de reconhecer um bom investimento no setor”, diz Elizete.

Carregam a marca da loteadora empreendimentos e bairros completos como o Splêndido, o Arts, o Jardim Botânico, o Life 1, o Nova Uberlândia e o Boulevard Mineiro. Todos sucessos de comercialização e que abrigam os lares de milhares de uberlandenses e “uberlandinos”, que como a GSP escolheram a cidade para viver e empreender. Foi o que aconteceu com o casal Ana Claudia e Flávio Barboza. Eles se mudaram de São Paulo para Uberlândia em 2015. Três anos depois escolheram o Splêndido para erguerem sua moradia. A casa, construída em frente a reserva ambiental do condomínio, teve a qualidade do seu design reconhecido por um prêmio de arquitetura no ano de sua inauguração. “Pensamos em um ambiente mais limpo. Um espaço que fosse acolhedor, integrado e ao mesmo tempo aconchegante”, explica Flavio, que é professor universitário.

Para Ana, que atua na área de biologia, a escolha por uma casa em um lugar perto da natureza tinha também outro motivo: “a nossa infância foi em casa. Depois de uma experiência morando em apartamentos, foi aqui a oportunidade de termos mais espaço, um jardim e liberdade. Procuramos por um lugar com área verde e acessível”. Ana e Flávio descobriram como centenas de milhares de outros moradores que vivem em bairros planejados pela GSP a qualidade de vida que as melhores práticas do urbanismo possibilitam. Preocupação que a empresa tem para desenvolver seus projetos e que em Uberlândia situa sua operação como a de melhores resultados entre as 60 cidades em que a marca tem presença. Para a diretora de Marketing do grupo, Luciana Correa de Arruda, “Uberlândia é o mercado mais estratégico. Não só pela imensa capacidade de projetos para os quais nos preparamos ao longo de anos, mas também por ser o berço de empreendimentos sempre inovadores. Para cá trouxemos nossa expertise, mas também adquirimos muito aprendizado. E esse aprendizado aplicamos nas três regiões do Brasil em que temos nossos produtos”, diz.
Pioneirismo de olho no que importa
Mesmo atenta ao futuro como forma de cumprir seu propósito de entregar o melhor resultado a seus clientes, a GSP sabe que o local de moradia é uma aquisição especial para o brasileiro. E a implementação de projetos ancorados em valores ambientais, de sustentabilidade e com as melhores práticas de urbanismo deixou de ser um requisito apenas para projetos de alto padrão ou de grandes centros. “As pessoas buscam um lugar para morar sabendo que ali escreverão boa parte de suas histórias. É uma responsabilidade que tomamos para nós na hora de pensar cada novo lançamento. Foi assim quando inovamos desenvolvendo todo um novo segmento na Zona Sul e é de olho nas demandas futuras do público que nossos próximos produtos em breve serão apresentados”, diz Beatriz Leal, diretora Financeira da loteadora. “É uma tradição que temos orgulho de manter. Pensar o futuro do mercado imobiliário e agir agora. O lugar para morar é cada vez mais o principal investimento de uma família. Esse lugar é onde a gente vive, relaciona com a vizinhança e agora, também, um ambiente onde muitos realizam suas atividades profi ssionais”, completa.

Quem também pensa assim sãos os clientes da marca. Quando Rômulo e a esposa Nilceane procuraram o local para sua residência, foi em um empreendimento GSP que viram o espaço ideal para a família. Vivendo em Uberlândia desde suas adolescências, os dois lembram com saudade da liberdade de brincarem na rua, de conhecerem a vizinhança e do contato com a natureza. Foi com a possibilidade de oferecer essa experiência aos fi lhos Arthur, de 9 anos, e Davi, de 7 que o casal escolheu um local com a assinatura GSP para construir a casa da família. “A segurança para as crianças. A privacidade. Uma área de lazer para receber os amigos. A maioria deles, como eu, são de fora. Esses são itens que fazem a diferença na vida corrida de hoje ”, diz Rômulo sobre a escolha.
Novidades que vêm ao encontro de um mercado cada vez mais aquecido. Dados do segundo trimestre do Sindicato da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba mostram que nos últimos quatro trimestres pesquisados (julho de 2022 a junho de 2023) Uberlândia teve um aumento de 124% no número de unidades horizontais comercializadas. Esse aquecimento fez com que o VGV (Valor Geral de Vendas) nesse segmento no período mais que dobrasse, saltando de R$ 332 milhões nos quatros trimestres anteriores para R$ 698 milhões nos quatro trimestres mais recentes. É o maior valor registrado desde o início das pesquisas em 2018.

Para Nilceane é prazeroso ter lugar aberto para as crianças. “É aqui onde os planos para a gente se concretizarão. Na casa não pode faltar o home offi ce e poder conciliar o trabalho com o uso de todos os benefícios do condomínio”, diz Nilceane sobre a casa da família, que em breve será inaugurada.
Uberlândia, pronta para as novidades
GSP E em 2023, quando a GSP completa 37 anos de atuação e 25 de presença em Uberlândia, novos projetos estão para nascer. “Estamos atentos ao que o mercado procura e mantemos nossa posição estratégica de atuação da Zona Sul. Planejamos com muita antecedência nossas entregas nessa região que ajudamos a desenvolver e que continuará vendo muitas novidades trazidas por nós”, diz Elizete Moura, executiva da marca na região.

“Nossa especialidade é a entrega de qualidade de vida e bons investimentos. Nossos planos trazem projetos com atributos únicos, em uma região agora estruturada com comércio e serviços e que amadureceu também com nossa atuação. São bairros e empreendimentos que vão cooperar com toda a vizinhança e também entregar a seus moradores lugares para viver bem. Essa é a essência dos nossos produtos”, complementa a gerente regional.
Atuação da GSP em Uberlândia é reconhecida pelo mercado

“Há 16 anos, quando a GSP lançou o Condomínio Royal Park, tive a experiência de morar em um empreendimento da marca que me encantou pelas ruas largas, área de lazer, segurança e pela excelente localização. Quando fundamos a Ativa Imóveis, há dez anos, tivemos o prazer de comercializar os produtos da GSP na cidade de Uberlândia. Eles sempre tiveram excelente liquidez e valorização acompanhando o crescente desenvolvimento da cidade e sempre em pontos estratégicos. Espero continuar a crescer junto com a marca que está sempre surpreendendo e entregando novidades para o mercado. Parabéns à toda equipe GSP.” Márcio Brettas – Ativa Imóveis

“Com a aceleração da vida moderna, ter no lugar onde moramos espaço para a interação social, contemplação do ambiente e acesso às necessidades básicas de trabalho e lazer se tornou uma necessidade das nossas cidades. Ver a busca pela GSP por esses atributos no Villa Real muito nos alegra, pois compartilhamos com ela valores inegociáveis na forma de atuar, desenvolvendo projetos para cidades humanas e locais para viver que tenham a gentileza urbana como objetivo. Assim nascem nossas centralidades que compõem o Gávea Centro, abraçando toda a cidade. E o Villa Real vem ocupar lugar de destaque nessa grande frente de desenvolvimento de Uberlândia com moradia e urbanismo. Ter a GSP com toda sua história e pioneirismo desenvolvendo a Zona Sul é motivo de alegria para nós da Alia Empreendedores”. Humberto Moreira – CEO da Alia Empreendedores – desenvolvedora do Villa Gávea

“Para nós, a GSP é uma empresa compromissada com a melhor entrega para o cliente fi nal. Como responsável pela Foco Imobiliária, sempre priorizo as empresas que estão compromissadas e alinhadas com os nossos propósitos e a GSP é um desses parceiros.
Estamos trabalhando juntos mais um lançamento: o Villa Real. Nosso compromisso é de oferecermos a melhor experiência para realizarmos uma venda sadia. Por isso, a GSP se torna um parceiro de referência para a Foco.” Wisller Fernandes – Foco Imobiliária

“A GSP é uma parceira antiga. Já fi zemos grandes negócios juntos e temos muita honra dessa parceria e de podermos trabalhar com os excelentes produtos que essa grande loteadora lança no mercado, como por exemplo o Bairro Jardim Botânico, os Condomínios Splêndido e Arts, entre outros. Atualmente, estamos trabalhando a todo vapor nas vendas de mais um lançamento de sucesso e as expectativas são muito positivas, com a experiência que a GSP tem na Zona Sul, que sabemos é a região de maior valorização e crescimento da cidade de Uberlândia. Agradeço à GSP, em nome de todos da Elite Imobiliária, por essa parceria de sucesso!” Diógenes Silva Saad – diretor da Elite Imobiliária

“Uberlândia vem se destacando em nível nacional, devido a grandes lançamentos imobiliários. Ficamos muito felizes em termos empresas sérias e comprometidas com esse desenvolvimento.
Participamos de vários projetos junto à GSP, tendo como ponto forte a localização dos seus produtos e perspectiva de valorização para os nossos clientes.” Alessandro Machado – Polo Imobiliária