Negócios, inovação e oportunidades

A inovação acelerou com a fundação da Universidade Federal e de várias faculdades particulares, em relação proativa com os setores privado e público.
Hélio Mendes
Fotos: Divulgação
Esses três atributos estão no DNA da cidade e fizeram com que Uberlândia se tornasse uma das melhores cidades do País, crescendo com qualidade e criando serviços e oportunidades para toda a região. Quando se fala em negócios, os primeiros setores que vêm à mente são: o atacado, que saiu em pouco tempo de pequenos estabelecimentos para destaque nacional; o setor de construção, que soube atender as demandas; um comércio diversificado e competitivo; uma mídia que dá visibilidade e apoia todas as atividades – e agora a cidade também desponta na área de tecnologia. A inovação acelerou com a fundação da Universidade Federal e de várias faculdades particulares, em relação proativa com os setores privado e público. Oportunidades: o crescimento econômico de Uberlândia em diversas áreas deve-se à uma classe política que visualizou os pontos de inflexões e não mediu esforços para criar um ambiente de negócios à frente de várias cidades brasileiras.

Entre esses três atributos há entrelaçamento e a eles se deve o crescimento de uma cidade com várias culturas oriundas de muitos estados brasileiros. Aqui não se pergunta a que família uma pessoa pertence, mas qual a sua profissão ou seu negócio, e sabem receber bem os que chegam. Uberlandenses não deixam problemas virarem ameaças – as instituições caminham juntas. Assim é Uberlândia, uma cidade que se reinventa a todo momento.
Hélio Mendes
Com mais de 1.500 artigos publicados, é consultor de empresas, foi secretário na área de Planejamento e Meio Ambiente da cidade de Uberlândia/MG; é professor em cursos de pósgraduação e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG e membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, de Brasília