Aceleração: será essa a palavra do ano?

Desacelerar não significa necessariamente rejeitar o progresso ou viver de maneira “lenta.”

Ariele Roberta | Fotos Divulgação

Recentemente, durante uma conversa descontraída em um café com uma amiga, ela compartilhou uma reflexão que me fez parar e pensar. Ela disse que a palavra do ano, pelo menos na visão dela, era “aceleração”. E ao observar ao redor, percebi o quanto essa ideia ressoava com a realidade.

Estamos em uma constante corrida contra o tempo. Vivemos em uma época em que a busca pela velocidade e eficiência é quase uma obsessão, impulsionada pela constante evolução da tecnologia, pela cultura do imediatismo, pela grande entrega do entretenimento e informação. Esse ritmo acaba nos deixando com diversas páginas abertas, muitas das vezes incompletas.

Então, como podemos abraçar a tecnologia, a inovação e desacelerar sem sucumbir ao ritmo frenético do mundo moderno? Desacelerar não significa necessariamente rejeitar o progresso ou viver de maneira “lenta.” Pelo contrário, trata-se de adotar uma abordagem mais consciente em relação ao uso da tecnologia e à gestão do tempo.

Primeiro, precisamos parar de romantizar a correria. A aceleração pode ser útil em certos contextos, mas é igualmente importante reservar tempo para a conexão humana e equilíbrio entre demandas profissionais e pessoais.

Precisamos aprender a dizer não ao excesso de compromissos e a valorizar a qualidade sobre a quantidade em todas as áreas de nossas vidas. Portanto, reserve um tempo para atividades que proporcionem relaxamento e descontração, como assistir a um filme no cinema, viajar, dar um passeio pela cidade ou praticar atividades físicas ao ar livre. Opte por atividades que estejam fora da sua rotina habitual e que permitam que você se desconecte do estresse do dia a dia.

Além disso, a tecnologia pode ser uma ferramenta muito útil na gestão do tempo. Programe uma rotina eficaz e permita-se desacelerar a mente para retomar o foco com ação total.

Assista entretenimento, tire um tempo para as informações, se atualize, dedique-se ao seu trabalho e viva uma vida em equilíbrio – sua saúde mental é peça chave para o seu sucesso.

Ariele Roberta Oliveira – Fundadora da Agência Oli Assessoria e Marketing. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Possui certificações em Análise de Perfil Comportamental e Coaching.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.