A mente por trás da transformação do mercado imobiliário

Marco Mello
A mente por trás da transformação do mercado imobiliário
Em entrevista exclusiva para a Hub Club, Marco Mello, fundador da Arez Inteligência Imobiliária, compartilha sua inspiradora trajetória no mercado imobiliário e os desafios e conquistas que marcaram sua carreira. Com mais de 16 anos de experiência no setor, Marco revela como sua paixão por inovação e seu compromisso com a excelência o levaram a criar uma empresa que já movimentou mais de R$ 5 bilhões em VGV, capacitou milhares de corretores e transformou a gestão de vendas no mercado imobiliário brasileiro. Confira sua visão sobre as tendências do setor, a importância da tecnologia e os valores que sustentam a cultura da Arez.
Conte um pouco sobre sua trajetória antes de fundar a Arez Inteligência Imobiliária? O que o inspirou a entrar no setor imobiliário?
Em 2008, entrei na Realiza Construtora, sem ter nenhuma noção sobre mercado imobiliário. Esse ingresso me permitiu conhecer todas as áreas da empresa, começando pela engenharia e finalizando no comercial, onde me encontrei e fui muito feliz e realizado por oito anos. Em 2016, fui convidado para assumir o comercial da Alphaville em Uberlândia. Foi um grande desafio, mas concretizamos projetos e resultados importantes, como foi o Terras Alpha Uberlândia, empreendimento que vendemos 518 lotes em apenas cinco horas. A partir daí, havia um desejo de atender mais empresas com inteligência e gestão de vendas, uma área carente no país e com poucas empresas em atividade. Assim, nasceu a Arez, com a missão de gerir empreendimentos imobiliários com eficácia. O mercado imobiliário nos permite trabalhar com todas as frentes mercadológicas. Eu que sou formado em marketing, identifiquei que, além de aplicar os famosos P’s de Philip Kotler, realizamos o maior sonho das pessoas: ter seu lar.
O que o motivou a fundar a Arez e quais foram os principais desafios que enfrentou nos primeiros anos?
Minha maior motivação foi ter um espaço para colocar em prática toda a experiencia acumulada e atender à carência do segmento imobiliário por empresas especializadas em gestão e coordenação de vendas.
Como você vê a evolução do mercado imobiliário nos últimos 16 anos e qual o papel da tecnologia nesse processo?
Acredito que 2020 foi um marco para o despertar da inovação tecnológica, especialmente em um mercado muito baseado no relacionamento e da presença. Hoje, vemos empresas e empreendimentos acompanhando as tendencias do mundo e as necessidades dos consumidores. A Arez evoluiu significativamente em inovação, investindo em tecnologia e controle, o que nos permitiu atender grandes empresas no Brasil.
Com mais de 10 mil corretores treinados, quais são os principais resultados que você observa na prática após esses treinamentos?
Não existe mercado imobiliário sem imobiliária e sem corretores. É interessante notar que, em um setor que paga altas comissões, a maior luta é pela preparação mental. Nossos treinamentos focam em tornar os corretores melhores, não apenas na profissão, mas também em outros papéis de suas vidas, como pais e alunos. Recebemos muitos testemunhos de melhorias pessoais e profissionais após os treinamentos.
A Arez já movimentou mais de R$ 5 bilhões em VGV de lançamentos e estoques imobiliários. Como você avalia esse impacto no mercado e quais são suas expectativas para o futuro?
Esse é um número de responsabilidade! Em tão pouco tempo, conseguimos resultados expressivos para nossos clientes. Estamos animados para o futuro, com ações importantes já em andamento e outras previstas para o final de 2024. Com os parceiros, clientes e colaboradores certos, temos certeza de que alcançaremos novos patamares.
O que significa para você e para a sua empresa serem reconhecidos no segmento de gestão imobiliária?
Alegria, entusiasmo e responsabilidade em continuar aprendendo, melhorando e entregando resultados.
Quais tendências ou mudanças você prevê para o futuro do mercado imobiliário nos próximos anos?
O mercado imobiliário é cíclico, alternando entre momentos positivos e outros desafiadores. O mais motivador é que sempre existem boas oportunidades. A principal tendência é a mudança no comportamento de compra, o que impacta profundamente o atendimento, os processos organizacionais e elementos criativos e os estudos sobre o cliente.
Que conselhos você daria para aqueles que estão começando agora no setor imobiliário?
Muita calma nessa hora! (risos)
O maior privilégio deste setor é servir. Se você tem essa expectativa, não desista, mesmo diante das dificuldades. Busque compromisso, responsabilidade e sempre aja com ética.
A Arez tem algum projeto ou iniciativa voltada para a responsabilidade social? Se sim, poderia compartilhar um pouco sobre isso?
Não temos nenhum projeto dedicado, porque acreditamos que esse valores já fazem parte de quem somos. Muitas vezes, doamos, ajudamos e colaboramos com causas importantes e isto nos traz felicidade. Não usamos estas ações como marketing, para não perdermos a essência de nossa motivações. Mas, se um dia for necessário divulgar, será para agregar mais parceiros à causa.
Como você define seu estilo de liderança e qual é a cultura que você busca cultivar na Arez?
Adoto uma liderança transformacional e democrática. Sempre procuro demonstrar visão, colaboração e inspiração. Afinal, somos um time disputando um campeonato, e a cultura do troféu nos impulsiona a alcançar resultados exponenciais, sem jamais esquecer das pessoas.