Os caminhos do varejo – 4 tendências que transformam compras em experiências

Você conhece o seu mercado mais do que imagina. Posso afirmar isso porque você nunca teve tanta informação de qualidade sobre o comportamento de seus consumidores como atualmente.

Para uma operação varejista de alta eficiência pouca coisa é tão importante quanto conhecer o comportamento de quem compra, para atrair quem também poderia estar comprando de você.

O mundo varejista é muito instigante e talvez seja exatamente pela seguinte razão: todos temos muita informação disponível a ser utilizada em favor das estratégias comerciais do dia a dia… mais do que em muitos outros setores da economia.
Portanto, convido você a examinar os quatro mais relevantes e atuais dados disponíveis sobre este mercado e que vão proporcionar uma visão prática sobre o que fazer AGORA para aproveitar as oportunidades e reduzir os riscos que impedem o crescimento da sua loja, da loja do seu cliente ou da loja em que você vai comprar seu jantar de hoje.
1.52% dos consumidores acreditam que estarão mais saudáveis nos próximos cinco anos. Isso implica em mais do que oferecer produtos saudáveis que proporcionem isso ao consumidor. Dados apresentados recentemente na última edição da National Retail Federation (NRF), a associação comercial que organiza a maior feira de varejo do mundo, mostram que o crescente interesse do consumidor por esse tema deverá ser um assunto de elevada importância entre lojas e compradores.

Como consequência, empresas estão adotando práticas que promovem a reutilização e a reciclagem de produtos, alinhando-se às demandas de consumidores mais conscientes e que têm na sua pauta diária os assuntos relacionados a melhorias no estilo de vida.

Fica a dica, varejistas que desejam conquistar relevância na sua relação com o consumidor devem incorporar a sustentabilidade às suas operações e uma pauta voltada a um estilo de vida mais saudável nas suas interações com o consumidor.

  1. As compras por impulso, que são aclamadas em todos os debates sobre como vender mais, têm sofrido um enorme revés nesta década. Apenas 18% dos consumidores relatam ter feito compras por impulso em 2024. Em parte, isso pode ser explicado pela crescente conscientização acerca do modelo de consumo exagerado e sem sentido, praticado nos últimos 50 anos. A prudência financeira passou a fazer parte do conjunto de comportamentos que motivam o formato de consumo atual, especialmente dos mais jovens.

Isso significa que os varejistas precisam oferecer cada vez mais valor real e justificar com clareza o custo dos produtos.

  1. Todos estamos sobrecarregados com notificações constantes e enormes quantidades de opções. Como resultado, 42% dos consumidores optam por compras via livestream, valorizando a clareza e a facilidade que esse formato oferece.
    Isso tem impulsionado o movimento de integração entre lojas físicas e virtuais, conhecida como estratégia omnichannel, e que é essencial para proporcionar uma experiência de compra integrada e sem barreiras, incluindo o uso de programas de CRM como uma maneira barata e eficiente de garantir que isso aconteça.
  2. A personalização deixou de ser um diferencial para se tornar uma exigência no varejo. E quem se aproveita de ferramentas como os aplicativos de CRM e a Inteligência Artificial para descobrir preferências e comportamentos estará muitos passos à frente da concorrência.

Mas, atenção! Não apenas a tecnologia aplicada, mas a criação de ambientes comerciais pensados na experiência do seu público-alvo específico. Por exemplo, uma loja da mesma rede de supermercado deveria ter diferentes tipos de layout e mix de produtos conforme o mercado que atende regionalmente, onde está instalada.

Personalização é fruto do seu conhecimento do cliente. E conhecê-lo não depende exclusivamente de tecnologia. Pode ficar mais fácil e eficiente quando ela está disponível, mas observar o comportamento do cliente no momento da compra pode ser mais revelador do que a maioria dos empresários acredita.

A batalha pelo consumidor nunca foi algo simples, mas existem princípios que podem direcionar a estratégia comercial com muita eficiência e tem criado enorme vantagem para que se dedica a utilizá-los.

Saúde e sustentabilidade, mais valor pelo dinheiro, integração entre o físico e o digital (com ou sem uma loja de e-commerce) e personalização (com ou sem tecnologia) são as 4 mais importantes e pragmáticas tendências do setor de varejo no Brasil e no mundo. Elas têm movido grandes corporações a promover mudanças inspiradoras e colher resultados surpreendentes. E moldado o mercado para um futuro que já chegou.

Fábio Teixeira, CEO e fundador da JointBEE consultoria empresarial..

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.