Empresário, gestor, prefeito – Paulo Sergio Ferreira fala sobre o futuro de Uberlândia

O empresário Paulo Sergio Ferreira, recém-eleito prefeito de Uberlândia, inicia uma nova fase em sua trajetória pública com grandes expectativas e compromissos assumidos perante a população. Com grande experiência na gestão empresarial, ele traz para a política uma visão inovadora e pragmática, com foco em resultados e transparência.

Nesta entrevista exclusiva para a revista Hub Club, você vai conhecer melhor o perfil do novo prefeito, suas principais propostas para Uberlândia, como pretende enfrentar os desafios da administração pública e quais são suas prioridades para os próximos quatro anos.

Depois de sua experiência como secretário e vice-prefeito, quais aprendizados você leva para sua gestão como prefeito?
Estar na administração pública é uma responsabilidade muito grande e, ao mesmo tempo, gratificante. São mais de 20 anos na vida pública. Na condição de prefeito, representante maior do município, tenho buscado um trabalho conjunto entre todas as secretarias e autarquias para que possamos alcançar resultados mais efetivos e de forma harmônica em todos os setores. Ao longo desses anos, aprendi que uma boa jornada só é possível se construída com a união de esforços. Nosso objetivo é gerar qualidade de vida com benefícios a todas as pessoas e a toda Uberlândia.

Uberlândia é a segunda maior cidade de Minas Gerais e uma das melhores do Brasil em qualidade de vida. Como sua gestão pretende manter e até mesmo melhorar esse status?
Esse é um trabalho que vem sendo estruturado desde 2017, quando assumi a Prefeitura de Uberlândia como vice e ao lado do prefeito Odelmo Leão. A cidade vivia uma realidade complexa. Depois de muito trabalho, conseguimos fazer com que os serviços básicos voltassem a ser oferecidos com dignidade à população. Hoje, somos a 4ª melhor cidade para se viver no país, segundo o ranking “Desafios das Gestão Municipal” (DGM) da Macroplan. Mas não nos damos por satisfeitos, pois sabemos que os desafios são grandes e vamos continuar trabalhando para seguir oferecendo oportunidades e condições necessárias para que todos possam viver bem na nossa cidade.

Quais serão as prioridades do seu mandato nos primeiros 100 dias?
Já temos feito muito nesses primeiros dias de governo. Consolidamos rapidamente a implantação da Tarifa Zero no transporte público para todos os estudantes. Prospectamos e anunciamos novos investimentos privados, que gerarão emprego e renda. Anunciamos mutirões na Saúde, como o de oftalmologia, bem como ações diversas para o enfrentamento à Dengue. Além disso, implementamos em definitivo o sistema de Defesa Civil Alerta nacional em Uberlândia. São só exemplos e não vamos parar por aí. Até a concretização dos 100 primeiros dias de governo, ainda vamos anunciar novidades e, sobretudo, o que sempre foi um compromisso meu, estamos trabalhando para entregar e inaugurar obras de mobilidade urbana e de saneamento que já estavam em andamento, como a trincheira da Afonso Pena, a ponte do Taiaman e o Centro de Reservação do São Jorge, por exemplo. Na Educação, uma área que temos de manter a atenção redobrada, pois é um diferencial na transformação de vidas e também na competitividade da cidade, conseguimos iniciar o ano letivo já distribuindo os uniformes e kits escolares já nos primeiros dias de aula. Nessa área ampliamos o ensino integral de uma para cinco escolas ainda dentro do primeiro bimestre letivo.
Uberlândia já se consolidou como um dos principais polos de negócios do Brasil. Quais as estratégias para atrair ainda mais empresas e investimentos para a cidade?
Nosso foco está no estimulo cada vez maior ao ambiente propício, que estimule o crescimento econômico e a geração de emprego e renda às pessoas. Vamos trabalhar no sentido de criar incentivos à inovação e à competitividade. Seremos facilitadores para a abertura de novos empreendimentos e negócios em nosso município. Todos terão oportunidade e apoio da administração municipal para exercerem suas atividades. Além disso, vamos atuar de forma intensa na prospecção, com auxílio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e também com viagens estratégicas.

O setor de tecnologia e inovação tem crescido na cidade, com iniciativas como o UberHub. Como a sua gestão vai apoiar startups e fomentar a economia digital?
Um dos compromissos firmados pela nossa gestão é o de fortalecer o ecossistema de inovação de Uberlândia. Queremos fazer isso unindo empresas de tecnologia e startups para favorecer a economia criativa. Estabeleceremos parcerias e apoiaremos empresas de tecnologia e startups para favorecer a realização de eventos. Vamos também continuar com implementação do Polo Tecnológico Sul, cujas primeiras empresas já estão construindo suas sedes.

Quais incentivos fiscais ou estruturais estão nos seus planos para fortalecer a indústria, o comércio e o setor de serviços locais?
Nosso principal foco é promover os atributos já conhecidos do Município, como cidade com infraestrutura, saneamento para todos, fácil acesso à saúde e educação, bem como facilitadora para todos que querem aqui empreender ou trabalhar. Muitas vezes, são essas características que definem os planos de investimento ou expansão de empresas, e não a questão tributária, que deve ser vista caso a caso.

Para sustentar o crescimento dos negócios, a infraestrutura é essencial. Quais projetos estão nos planos para melhorar a mobilidade urbana e a logística?
Seguiremos investindo na infraestrutura urbana ligada à mobilidade urbana. Hoje, temos a segunda maior frota de veículos do estado de Minas Gerais. As obras de mobilidade urbana são fundamentais, precisamos nos adequar à nova realidade do tráfego gerada pelo crescimento exponencial da cidade e população. Vamos qualificar as ações e serviços de sinalização de trânsito (vertical e horizontal), em todas as regiões. Implantar mais tecnologia e segurança no trânsito com a conclusão da instalação de fibra ótica em toda a rede semafórica, com câmeras de inteligência artificial em semáforos, controlando o tempo de abertura e fechamento com mais segurança e eficiência. Ampliaremos as ações educativas nas escolas e de conscientização com foco no respeito e cultura de paz no trânsito. Por fim, vamos entregar as obras de mobilidade que iniciamos na gestão Odelmo e Paulo Sérgio, como a trincheira da Afonso Pena, da Haia e ponte do Taiaman, por exemplo, além de buscarmos outras possibilidades de continuarmos investindo em obras para eliminar gargalos.

Há planos de novas obras para o Distrito Industrial ou outros polos de desenvolvimento econômico?
Vamos trabalhar para readequar o Distrito Industrial. Estão entre as nossas propostas estabelecer parcerias com a entidades como a UNEDI, ACIUB, FIEMG e CODEMGE para firmarmos ações que possam favorecer a infraestrutura, logística e segurança, atraindo mais investimentos privados para a geração de novos empregos.

A questão do transporte público é frequentemente discutida como um gargalo para a mão de obra. Existe algum projeto de melhoria previsto para o sistema de transporte coletivo?
Estamos atentos às necessidades e demandas apresentadas pelos usuários do transporte público em nossa cidade. Uma das primeiras ações do nosso governo foi implementar a Tarifa Zero para todos os estudantes do município. Temos viabilizado novas frotas de ônibus, equipados com ar-condicionado para possibilitar mais conforto aos passageiros. Estamos estudando a implementação do programa de integração temporal nos ônibus, permitindo aos usuários a troca de linha, fora dos terminais, sem pagar outra passagem por período. Implantaremos internet gratuita em 100% da frota e também temos o intuito de criar um programa de integração por modal, envolvendo ônibus e ciclovia. Promoveremos, ainda, a instalação de câmeras nos ônibus para aumentar a segurança dos passageiros.

O crescimento econômico precisa estar alinhado com a sustentabilidade. Como sua gestão pretende equilibrar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental?
Pensar num futuro próspero passa diretamente pelas ações e cuidados que adotamos com o meio ambiente. A questão da sustentabilidade será uma das prioridades da nossa gestão. Entre as metas previstas estão a implantação de projeto para garantir esgoto tratado diante da expansão da cidade até 2060, o desenvolvimento do Plano Municipal de Drenagem para combater o impacto das mudanças climáticas e alagamentos, a criação do Plano Municipal de Arborização e do Selo Verde, que será fornecido àqueles que desenvolverem ações de preservação ambiental em nosso município, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Com a expansão da cidade, como você planeja garantir que os novos empreendimentos sejam ordenados e respeitem as necessidades de mobilidade, saneamento e qualidade de vida?
Por meio da revisão do Plano Diretor, que foi, em discussão ampla com a população, totalmente modernizado durante o ano de 2024, conduzido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Em breve, enviaremos o projeto de lei que prevê a aprovação dessa revisão à apreciação dos vereadores na Câmara Municipal. Assim que o fizermos, for apreciado e aprovado, teremos um arcabouço legal extremamente lúcido em relação às necessidades da cidade e parametrizado com tudo que se espera mundialmente de uma cidade que tem de se desenvolver com sustentabilidade.
Um dos grandes desafios de empresas é encontrar mão de obra qualificada. Como sua gestão pretende trabalhar para formar profissionais preparados para as demandas do mercado local?
Continuaremos oferecendo e qualificando os cursos profissionalizantes em nossa cidade. Ampliaremos os cursos profissionalizantes, com abertura de novas unidades e novos cursos, sobretudo, na área de tecnologia para atrair os jovens. Por meio da unidade local do Sine, que agora está em nova sede, no centro da cidade, promovemos o acesso a diversas vagas de emprego à nossa população. Vamos continuar oferecendo a estrutura adequada para atender a todos que buscam por oportunidades no mercado de trabalho.

Quais serão as iniciativas para incentivar jovens empreendedores e apoiar pequenos negócios?
Promoveremos ações de educação empreendedora e financeira para nossas crianças e jovens. Para o público feminino, especificamente, implantaremos programas de fomento ao empreendedorismo, tanto na cidade quanto no campo, com ações de qualificação profissional e apoio para geração de renda, sobretudo, para mulheres em situação de risco ou vítimas de violência. Vamos aprimorar o apoio ao microempreendedor, fomentando parcerias para prestação de serviços como assessorias para abertura de empresas, área contábil, marketing e gestão do negócio. Tudo isso, sem deixar de lado a realização do Mega Feirão de Empregos, que já se tornou um marco em nossa cidade na oferta de oportunidades para quem busca um emprego.

Sendo você oriundo do setor empresarial, como pretende construir uma ponte entre a gestão pública e os empresários da cidade?
Continuarei trabalhando, neste sentido, da forma que sempre trabalhei: dialogando e articulando com todos. Esse trabalho contribuiu para que Uberlândia fosse reconhecida como cidade acolhedora e como uma das melhores pra se viver do Brasil. Além disso, daremos sequência ao processo de aprimoramento e digitalização dos serviços e processos da Prefeitura, com objetivo de facilitar cada vez mais para todos.

Como você enxerga Uberlândia ao final de sua gestão? Qual é o legado que você gostaria de deixar para a cidade?
Um lugar ainda melhor para se viver, empreender e ter qualidade de vida. Uberlândia é um polo logístico e econômico, que é referência para muitas pessoas que buscam melhores oportunidades e crescimento. Quando você pensa ou fala em Uberlândia, desenvolvimento é a definição que vem à mente de todos. Trabalharemos muito para continuar construindo uma cidade rica sob todos os aspectos, sejam eles culturais, econômicos ou sociais. Pretendo deixar um legado de trabalho e de resultados que impactem positivamente na vida de todos.

Qual sua mensagem para os empresários e investidores que veem Uberlândia como uma terra de oportunidades?
Quero que todos saibam que podem contar com o apoio da Prefeitura de Uberlândia no que precisarem e pudermos contribuir. Seremos sempre um agente facilitador para que novos negócios possam chegar e prosperar em nossa cidade. Estamos abertos a todos. Invista, empreenda e more em Uberlândia!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.