Área central de Uberlândia impulsiona economia

Região é ponto estratégico e dinâmico para moradores e visitantes

A região central de Uberlândia tem toda uma infraestrutura instalada, além do grande número de comércios, serviços, oferta de empregos e transportes. São lojas de diferentes segmentos, uma ampla oferta de lazer, gastronomia variada e serviços essenciais, como agências bancárias, hospitais, instituições de ensino, academias, que fazem dessa região um ponto estratégico e dinâmico para moradores e visitantes.

Clusterização comercial
Graças à sua localização estratégica e ao intenso fluxo de pessoas, a região central de Uberlândia tornou-se um exemplo de clusterização comercial, um fenômeno no qual empresas de um mesmo setor se estabelecem próximas umas das outras, formando polos especializados que atraem consumidores em busca de produtos e serviços específicos. Essa concentração favorece a sinergia entre os negócios, impulsiona o fluxo de clientes e fortalece a competitividade do setor.

Alguns exemplos na região ilustram bem essa tendência. A avenida Cesário Alvim tem se consolidado como um dos principais polos para escritórios de advocacia, reunindo diversos profissionais do setor jurídico em um só local. Já a avenida João Pinheiro destaca-se pela grande quantidade de garagens especializadas na venda de veículos, criando um destino estratégico para quem busca opções no mercado automotivo. Esse modelo de especialização não apenas facilita a experiência do consumidor, mas também contribui para o crescimento econômico da cidade, fortalecendo os setores envolvidos.

O presidente da CDL Uberlândia, Cícero Heraldo Novaes, destaca a importância da concentração de empresas de um mesmo segmento em determinadas áreas da cidade. “A estratégia é altamente favorável, pois cria um ecossistema dinâmico que beneficia todas as partes envolvidas. A localização privilegiada dessas empresas impulsiona o fluxo de clientes, fortalece a competitividade, reduz custos operacionais e logísticos, além de facilitar a conexão com parceiros estratégicos, fornecedores e profissionais qualificados”, afirma.

O presidente explica ainda que os consumidores encontram mais praticidade, agilidade e variedade na busca por produtos e serviços, aumentando seu poder de comparação e negociação, o que possibilita encontrar os melhores preços e condições.

Bairros Aparecida e Brasil: mais dinâmicos da região
Com cerca de 75 anos de história, o Bairro Brasil é referência em Uberlândia como centralidade completa no coração da cidade. Com suas ruas características nomeadas com os estados brasileiros, o bairro é um dos mais antigos e planejados de Uberlândia. Com sua urbanização conduzida pelo ex-prefeito Tubal Vilela na década de 1950, o bairro marcou um momento de forte expansão da malha urbana, que até então se concentrava nas regiões do Fundinho, do atual Centro e do Bairro Martins.
Dos 11 bairros que formam a região central, três se destacam pelo número de habitantes: Aparecida, Brasil e Osvaldo Rezende. O especialista em mercado imobiliário de alta performance em Uberlândia e região, Marco Paulo Soares Fernandes, destaca a densidade populacional significativa destas localidades. Segundo ele, em um raio de apenas 1,2 km a partir do centro do bairro, residem mais de 100 mil pessoas. Esse fluxo intenso também se reflete no trânsito: de acordo com dados da Secretaria de Trânsito de Uberlândia, a Avenida Afonso Pena, uma das principais vias da região, registra a circulação de mais de 20 mil veículos diariamente.

Reconhecidos como bairros tradicionais da cidade, o Aparecida e o Brasil se destacam por seu comércio dinâmico e diversificada rede gastronômica, que inclui desde restaurantes e franquias renomadas até cafeterias charmosas. Além disso, a região abriga uma ampla variedade de estabelecimentos, como lojas de roupas, oficinas mecânicas e supermercados. Nos últimos anos, têm passado por um processo de modernização, impulsionado por novos empreendimentos, como o Pirâmide Boulevard, um complexo inovador de 8.400m² de área construída, que oferece espaços comerciais internos e externos a partir de 25m², trazendo um conceito de sofisticação e conveniência para o coração de Uberlândia.

Mesmo com a expansão da cidade, estas localidades mantêm sua relevância e prestígio, sendo uma das áreas mais valorizadas de Uberlândia. Segundo Marco Paulo, o preço do metro quadrado pode chegar a R$ 3 mil em algumas avenidas, refletindo a alta demanda e a escassez de terrenos disponíveis. “A ocupação consolidada torna raro encontrar lotes para venda, especialmente em vias estratégicas. Além disso, empresas já estabelecidas na região tendem a permanecer, valorizando a fidelização de sua clientela e a infraestrutura consolidada do bairro”, conclui o especialista.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.