Planejamento: Postura estratégica para organizações em 2025

Hélio Mendes | Divulgação

O conceito de que “não há ano ruim para empresas bem-preparadas” pode parecer um clichê, mas é uma realidade fundamentada em planejamentos estratégicos sólidos. No caso do Planejamento Estratégico Reverso, a análise culmina em quatro possíveis posturas estratégicas: duas desafiadoras e duas promissoras. Abaixo, descrevemos cada uma:

  1. Recuo
    Quando os pontos fracos internos superam os fortes e as ameaças externas prevalecem sobre as oportunidades, a postura estratégica recomendada é o recuo. Nessa situação, é crucial redefinir o foco e realizar uma reengenharia. Caso as ações corretivas não apresentem resultados, pode ser necessário considerar uma mudança de negócio.
  2. Manutençao
    Quando os pontos fortes internos são predominantes, mas as ameaças externas superam as oportunidades, a postura recomendada é de manutenção. Aqui, o fortalecimento da área comercial é essencial para garantir a estabilidade e a sobrevivência da organização.
  3. Crescimento
    Quando os pontos fracos internos prevalecem, mas as oportunidades externas superam as ameaças, a estratégia indicada é de crescimento. Nesse caso, é necessário promover uma reestruturação interna, visando acelerar o aproveitamento das oportunidades.
  4. Expansão
    Quando os pontos fortes internos predominam e as oportunidades externas são mais relevantes que as ameaças, a postura estratégica é de expansão. As ações prioritárias incluem o aumento da linha de produção e a ampliação da equipe de vendas, visando capturar o máximo do mercado favorável.
    Empresas bem planejadas e com equipes capacitadas raramente adotam posturas de recuo ou manutenção, pois possuem mecanismos eficientes para monitorar o setor e o macroambiente. Isso permite identificar e reagir rapidamente a pontos de inflexão, um processo que se tornou ainda mais eficiente com o uso da Inteligência Artificial (IA).
    Embora a lA acelere mudanças nos modelos de negócios, poucas empresas e profissionais estão preparados para utiliza-la em todo o seu potencial. O cenário futuro exige que as organizações se adaptem rapidamente. aproveitando novas tecnologias e estruturando-se para a transformação.

Hélio Mendes – consultor de Estratégia e Gestão.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.