70 anos – A televisão aberta que interage com o público de Uberlândia

Rogério Silva | Foto Divulgação
Os 70 anos da televisão brasileira chegam com a perspectiva de uma embalagem nova, que conserva seu conteúdo relevante. mas com novos ingredientes Indispensávels para uma senioridade saudável.
O brasileiro cresceu e amadureceu em frente às telas da tv, talvez o melo mais democrático de consumo de informação e entretenimento, ao lado do rádio. E esse patrimônio não pode ser ignorado e nem engolido pelas novas mídias sob argumento de evolução tecnológica e interativa. É chegado a vez de a grande tela dispor dos melos a que já estamos acostumados no smartphone, nos tablets, em multimídias do carro, nos tablets e computadores portáteis. Por que não conversar amigavelmente com a grande tela que esta no quarto e na sala de casa?
A partir deste ano de 2025 vamos ouvir, cada vez com mais frequência, sobre a tv 3.0, o quinto degrau desde o surgimento da tv preto e branco, de muito chuvisco e áudio de baixa qualidade. Aquilo viria a ser, na escala de evolução que hoje conhecemos. a tv 1.U. Mais tarde seria substituida pela tv em cores (1.5), anos depois a tela plana dos plasmas (2.0), até o que temos hoje. de meados da década de 2010, a tv conectapa. apelidada de tv 2.5.
Essa tv 2.5, ou smart tv, sai de fábrica com conexão wi-fi e nos permite consumir o Streaming, onde residem a Netflix, o Prime Video da Amazon, os muitos braços de entretenimento de tradiclonals canais fechados como HBO, Disney, Max, etc. E ainda os acervos da tv aberta brasileira, acompanhados de produções próprias, como GloboPlay, o SBT + e o PlayPlus da Record e afiliadas. E é nas benesses dessa tv conectada que a TV Paranaiba surfo com o Paranaiba Conecta. Uma ferramenta
Inovadora que oferece mídia programática ao mercado anunciante, mede instantaneamente o volume de público conectado, interage com enquetes ao vivo por meio do controle remoto do espectador e é capaz de fazer diagnósticos precisos de comportamento do usuário, oferecendo a ele, em breve, produtos de acordo com o seu interesse.
Comunicação de massa é serviço, um segmento de consumo que tem o desafio de ser percebido pelo investidor como beneficio para o seu negócio. Na origem de conceito, Serviço é uma promessa. Não dá pra comprar, embalar pra viagem e carregar debaixo do braço. Os resultados demoram um pouco para aparecer e serem percebidos. Mas a partir do momento que uma empresa se reinventa e se propõe e tangibilizar o seu conteúdo a ponto de dar ordem de grandeza para o anunciante, ele dá ampla demonstração de que acredita no negócio. E sem desmerecer a revolução digital que nos faz companhia do despertar até a hora de dormir. Mas com o lastro de uma setentona robusta e carregada de credibilidade e magia. a tv brasileira.
Rogério Silva é administrador e jornalista. Ocupa desde 2022 o cargo de Superintendente do Grupo Paranaíba de Comunicação, em Uberlândia, MG.
