Síndrome do Pensamento Acelerado – 24 horas no dia não são suficientes para você?

Vanessa Zago | Foto Divulgação

Cuidado! Esse excesso ou necessidade de produtividade pode esconder um problema grave que tem sido recorrente em nossa geração.
O psiquiatra Augusto Cury, estudando a mente humana, criou um termo que explica muito o que temos vivido nesta geração, a Síndrome do Pensamento Acelerado
(SPA), que se refere à uma condição em que a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a apsiedade e desgasta a saude física, mental elemocional.
O problema desta sindrome não está relacionado com o conteúdo dos pensamentos, que geralmente são interessantes, cultos e positivos, mas sim com a sua quantidade e a velocidade com que acontecem dentro do cérebro.
Pessoas que precisam se manter constantemente atentas, produtivas e sob pressão sempre em busca de melhores resultados e de ser reconhecido como o melhor do seu ramo de trabalho, executivos. profissionais de saúde, escritores, professores e jornalistas, são as pessoas mais afetadas com essa condição da mente humana.
O pensamento acelerado costuma ser consequência do estilo de vida moderno e sobrecarga mental, com suas possíveis causas:

  • Informação excessiva devido ao acesso constante às redes sociais e notícias;
  • Estilo de vida acelerado, em que a pessoa trabalha excessivamente e com falta de pausas,
  • Alta exigência pessoal e profissional, em que há pressão excessiva para cumprir objetivos em prazos curtos;
  • Fazer várias tarefas ao mesmo tempo, de forma que a mente passa de uma tarefa para outra muito rapidamente, causando fadiga mental;
  • Sobrecarga emocional por problemas familiares, pessoais e/ ou financeiros.
    Esse Pensamento Acelerado contribui para que desenvolvamos alguns sintomas como: ansiedade, cansaço excessivo, dificuldade para pegar no sono, irritabilidade fácil, insatisfação constante, inquietação, mudança de humor repentina, dificuldade para se concentrar e pequenos lapsos de memória, entre outros.
    Parece que estou falando de você?
    Conseguiu se enxergar neste diagnóstico?
    Fique tranquilo, tem tratamento, com vontade e disciplina conseguimos mudar tudo nesta vida, inclusive o que tem nos feito mal, trazendo desconforto e tristeza ao nosso coração.
    Se entender necessário, procure a ajuda de um profissional especializado, como um psicólogo ou psiquiatra. Mas de forma geral, é recomendado realizar uma adaptação dos hábitos de vida, incluindo pausas durante o dia, atividade física regularmente, incluir na rotina diária pequenos momentos para ouvir música ou ler um livro sem pensar em outras atividades…
    Nunca se esqueça, tudo que um ser humano consegue fazer, você também consegue!
    Você só precisa de uma boa dose de iniciativa, disciplina, coragem e constância.

Vanessa Zago é Administradora e financista por formação. Empreendedora Social por paixão e vocação.
Voluntária em OSC’s na cidade de Uberlândia e criadora de conteúdo digital na área social, espiritual e gestão das emoções. @vanessavzago

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.