Cuidados com síndromes gripais durante período de seca

Com o aumento no número de casos de Síndromes Gripais registrados em Uberlândia, e a chegada da estação seca é importante procurar ajuda médica imediata em casos de febre alta persistente, dificuldade para respirar, prostração intensa, vômitos contínuos ou sintomas de desidratação, como boca seca, olhos fundos e urina escura.
Segundo a Prefeitura Municipal de Uberlândia, as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram 90% em abril, com mais de 50 hospitalizações diárias nos últimos dias do mês. O município chegou a decretar situação de emergência em saúde pública no início de maio.
O médico infectologista e cooperado da Unimed Uberlândia, Dr. Vinícius Paulino da Costa, explica que o período de seca, aliado às mudanças bruscas de temperatura, contribui para o agravamento dos quadros respiratórios.
“Se os sintomas são leves e melhoram em dois ou três dias, não há motivo para alarde. Mas, se houver piora, é fundamental procurar uma unidade de saúde”, orienta Dr Vinícius.
Quais vírus circulam nesta época
Nesta estação do ano, são comuns doenças como Gripe (Influenza), Resfriado Comum (Rinovírus), COVID-19 (SARS-CoV-2), Bronquiolite Viral Aguda (causada pelo Vírus Sincicial Respiratório – VSR). Os sintomas geralmente incluem febre, coriza, tosse e dor no corpo, podendo variar conforme o vírus e a condição de saúde da pessoa infectada.
A prevenção continua sendo uma das melhores estratégias para enfrentar esses vírus. Entre as orientações do Dr. Vinícius estão medidas como higienização frequente das mãos, ambientes bem ventilados, hidratação constante e a manutenção das vacinas em dia. “Uma alimentação rica em frutas e legumes fortalece a imunidade”, conclui o especialista.
