Você não precisa de mais tempo, você precisa de um prazo

O tempo que você tem já é suficiente, o problema é como você usa o seu tempo

Vanessa Zago | Foto Divulgação

Sabe quando tem que entregar algo na última hora e magicamente dá conta? O prazo te força a decidir. O prazo te obriga a priorizar.
Sem prazo, tudo vira eterno: o curso que você nunca termina, o projeto que nunca começa, o sonho que sempre fica pra “depois”. A verdade é que a gente não precisa de 48h no dia, precisa é de mais clareza, mais direção e menos enrolação.
Ter prazos para fazer tarefas é importante porque ajuda a aumentar a produtividade, a evitar a procrastinação e a cumprir prazos.
Cumprir prazos demonstra que você é organizado, segue um planejamento adequado e, principalmente, é eficiente naquilo que se propõe a fazer. Isso resulta em uma imagem positiva, aumentando a confiança de quem deseja comprar um produto ou contratá-lo para executar um serviço.
A procrastinação é o adiamento de alguma ação, muito comum de acontecer de tempos em tempos. Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, o que está por trás da procrastinação não é a preguiça e sim o medo.
Segundo o psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton no Canadá, a procrastinação é um dos maiores problemas da atualidade. Em uma palestra, o pesquisador explica que a procrastinação pode afetar não só a saúde mental, como também a física. Tim afirma que não é questão de tempo, mas falta de organização e, principalmente, gerenciamento emocional.
A procrastinaçao é potencializada por nosso medo instintivo de nos proteger da dor e nos afastar de qualquer coisa que possa ferir nosso orgulho. No entanto, se ,esse comportamento não for controlado, a pessoa pode ficar inerte, aguardando que a situação melhore, ou que suas dúvidas desapareçam, ou sejam substituídas por coragem. Com o passar do tempo, os medos tendem a crescer até o ponto que todos os sonhos são deixados de lado, criando frustração, vitimismo e ansiedade. Com isso, carreira, finanças, relacionamentos e saúde são afetados negativamente.-
O medo é uma emoção poderosa que pode nos manter afogados em desculpas. No entanto, ao se concentrar no que realmente importa, você consegue dar a volta por cima.
Com um cronogranta bem estipulado e com prazos realistas, teremos mais foco na hora de fazer o trabalho, pois o cronograma proporciona mais clareza sobre o que é preciso fazer e até quando pode ser feito.
Ao evitar o comportamento de procrastinar, desfrutaremos mais da vida e teremos mais chances de encontrar novas e boas oportunidades.
Não sabe por onde começar? Saiba que pequenos ajustes promoverão grandes transformações no seu dia a dia e reduzirão significativamente o costume de “deixar para depois”. Listar suas metas e tarefas; determinar horários de trabalho; dividir seus objetivos em pequenas metas; evitar se cobrar demais e recompensar o seu progresso são exemplos de atitudes que aumentaram sua produtividade e resultados.


Vanessa Zago é Administradora e financista por formação. Empreendedora Social por paixão e vocação.

Voluntária em OSC’s na cidade de Uberlândia e criadora de conteúdo digital na área social, espiritual e gestão das emoções.
@vanessavzago

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.