O mercado do futuro está na inovação do presente

O caminho para a excelência no atendimento e fortalecimento de marcas
Katiussia Xavier | Foto Divulgação
Não é novidade que grandes corporações investem em inovação e no bem-estar de seus colaboradores. Elas sabem que, com a motivação correta, os indicadores de desempenho (KP|s) tendem a melhorar. Pessoas motivadas sentem prazer em exercer suas funções. Por isso, essas empresas criam ambientes integrados à natureza, com arquitetura pensada para proporcionar conforto e desempenho sem causar exaustão física ou mental. Algumas vão além: oferecem ginástica laboral, espaços de mindfulness, atendimento terapêutico e até mesmo a flexibilidade do modelo híbrido de trabalho (home office e presencial).
Esse investimento nas pessoas não tem como único objetivo melhorar os indicadores. Existe uma estratégia mais profunda: atingir o consumidor final com um atendimento de excelência — que só começa quando o colaborador está satisfeito e engajado. Atendimento de qualidade gera o que chamamos de experiência do cliente, e é essa experiência que consolida o brand.
Uma marca sem isso tem seu tempo contado no mercado. Por isso, um bom plano de negócios deve considerar investimentos em tecnologia, processos e bem-estar.
Entre as maiores referências mundiais estão Apple, Amazon, Tesla e, especialmente, a Disney
— considerada a campeã em experiência do cliente. A forma como encanta e orquestra suas entregas é, ao mesmo tempo, um desafio e uma carta poderosa no jogo do mercado. A Disney gera memórias afetivas que fortalecem a marca e atravessam gerações.
Essas grandes líderes nos ensinam que a união entre tecnologia e humanização é o grande diferencial. Ao fazer isso, conseguem manter sua relevância ao longo dos anos, criando uma cultura que conecta pais e filhos em experiências memoráveis. Esses gigantes não apenas atendem às necessidades dos clientes — eles superam expectativas. E essa também pode ser a realidade dos pequenos negócios.
É totalmente possível aplicar esses princípios em empresas menores. Pousadas, clínicas de medicina alternativa, salões de beleza, buffets e tantos outros pequenos empreendimentos formam a base da economia local. Eles geram empregos, movimentam o comércio e garantem a renda — formal e informal — de milhares de famílias.
Somos responsáveis por proporcionar uma boa experiência também ao consumidor local. E é essa experiência que fortalece o brand hoje e consolida a empresa grande e próspera de amanhã.
Katiussia Xavier é arquiteta e urbanista (em formação); Especialista em Gestão, Marketing e Mastermind.
